agario unblocked agario - yohoho - agario - agario - slitherio

Geriatra alerta para fragilidade em abrigos de idosos no Rio de Janeiro

02:40 Geral, Notícias 14/04/2020 - 12h16 Rio de Janeiro Embed

Cristiane Ribeiro

A confirmação de cinco casos do novo coronavírus em idosos residentes em um abrigo particular na capital fluminense, no fim de semana, acendeu o alerta para a gravidade da rotina dos funcionários e das quase 12 mil pessoas acima de 60 anos que vivem nas cerca de 440 instituições de longa permanência de idosos, públicas e privadas, em todo Rio de Janeiro.

 

O geriatra Virgílio Garcia Moreira, membro da comissão científica da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia no estado, afirma que  os dias das equipes nas instituições tem sido difíceis.

 

Segundo ele, embora a maioria das casas tenha os materiais necessários para evitar a contaminação, como luvas, capotes, máscaras, a tendência é que esses materiais acabem muito rápido com o avanço da doença nos idosos, principalmente porque 80% deles são portadores de comorbidades.

 

A Secretaria de Saúde do município do Rio de Janeiro confirmou a notificação dos casos dos idosos e disse que a Vigilância em Saúde fará inspeção na instituição, que está tendo o nome mantido em sigilo.

 

Nessa segunda-feira (13), a justiça do Rio determinou que o estado e o município implementem medidas para prevenir e controlar a disseminação de Covid-19 nas Instituições de Longa Permanência de Idosos.

 

Entre as medidas estão espaços reservados para o alojamento de idosos infectados e a disponibilidade de medicamentos e equipamentos de proteção individual aos profissionais de saúde.

 

Desde o dia 17 de março, estão proibidas as visitas de familiares e de instituições religiosas ou assistenciais aos abrigos de idosos públicos e privados em todo o estado.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique