agario unblocked agario - yohoho - agario - agario - slitherio

Os primeiros moradores de Brasília: bravos, candangos ou pioneiros? Aprenda a origem desses nomes

02:57 Geral, Especiais 15/04/2020 - 13h59 Brasília Embed

Victor Ribeiro

Quando Carlito Alves Rodrigues decidiu se mudar de Ipu, no Ceará, para o Planalto Central, no fim de 1956, estava cheio de coragem. Passou a virada do ano na estrada, a bordo de um pau de arara que trouxe ele e dezenas de trabalhadores para o local onde um dia seria o Distrito Federal.

 

No livro “Brasília Kubitschek de Oliveira”, o jornalista, historiador e ex-governador do DF Ronaldo Costa Couto conta que, em 1º de novembro de 1956, havia 232 operários em Brasília. Em fevereiro de 1957, a cidade reunia mais de três mil pessoas. Em julho daquele ano, o Censo do IBGE contou quase 13 mil residentes e, um ano antes da inauguração, a população de Brasília passava dos 60 mil habitantes.

 

Bravos... candangos ou pioneiros?

 

O pesquisador João Carlos Amador, autor do livro “Histórias de Brasília”, conta que, se naquela época os termos significavam pessoas de posições sociais opostas, com o tempo, eles se tornaram sinônimos.

 

Candangos ou pioneiros, quem fundou e povoou Brasília veio de diferentes estados e até países. Na reportagem de amanhã vamos falar mais sobre de onde vieram os primeiros moradores da capital.

 

 

*Com sonoplastia de Messias Melo e produção de Graziele Bezerra e Renato Lima

** Essa é mais uma reportagem do especial Brasília 60 Anos, que vai ao ar na Rádio Nacional e parceiras. Acesse todas as reportagens publicadas até aqui, nesta página. O especial continua até o dia 21 de abril, quando Brasília completa 60 anos de inauguração.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique