agario unblocked agario - yohoho - agario - agario - slitherio

Semana Santa: além da qualidade do peixe, consumidor deve ficar atento às normas de higiene

03:51 Geral, Notícias 08/04/2020 - 13h14 Brasília Embed

Sayonara Moreno

Já chegou a Semana Santa e os preparativos, certamente, vão sofrer algumas alterações, devido à pandemia do novo coronavírus: as reuniões familiares vão ficar pra outro momento.

 

Mas tem um ingrediente muito comum no período, que vai demandar cuidados redobrados: peixe ou frutos do mar, itens que costumam substituir carnes vermelhas, para ao cristãos.

 

As feiras e mercados públicos costumam lotar neste peíodo, justamente na procura por essas carnes brancas.

 

Com os decretos estaduais ou municipais, cada local tem uma regra.

 

Na capital da Bahia, por exemplo, o consumo de peixe é grande e a prefeitura vai manter o funcionamento dos grandes mercados que comercializam peixes frescos, mas a entrada de clientes vai ser controlada, como forma de evitar a aglomeração.

 

Desde o último domingo (5), fica limitada a 60 pessoas, a circulação dentro dos mercados, como o tradicional mercado do peixe, em Salvador.

 

A determinação é da secretaria municipal de ordem pública, que faz a fiscalização no Mercado do Peixe, no Mercado Dois de Julho e o de Periperi. É o que explica o Diretor de Serviços Públicos da secretaria, Adriano Silveira.

 

Os cuidados com as condições do produto continuam valendo, é preciso observar cheiro e aparência, até mesmo dos frescos. A dica é da diretora do Conselho Federal de Nutricionistas, Elisabeth Chiari.

 

E tem gente que, mesmo com as medidas nesses locais, vai optar pelos produtos em supermercados. É o caso da servidora pública de Brasília, Magda Miranda.

 

Em tempos de cuidados redobrados, por conta do coronavírus, a Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, orienta outros cuidados. No Distrito Federal, a agência emitiu uma nota técnica para alertar feirantes e clientes, em feiras permanentes. Higiene redobrada entre os comerciantes, que devem fornecer álcool em gel nas bancas.

 

Clientes e funcionários devem evitar falar muito, assobiar, tossir e espirrar nos locais e perto dos produtos.

 

Jamais tocar o rosto após manusear embalagens plásticas e embrulhos, e sempre lavar as mãos após tocar em notas e moedas.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique