Brasil tem transparência abaixo do ideal nas contratações emergenciais contra Covid-19

03:33 Geral, Notícias 21/05/2020 - 15h03 Brasília Embed

Maíra Heinen

Espírito Santo, Distrito Federal, Goiás e Paraná são os únicos estados brasileiros com transparência ótima referente a informações de contratações emergenciais durante a pandemia da Covid-19.

 

A organização Transparência Internacional lançou, nesta quinta-feira (21), um ranking que identifica as melhores práticas entre estados e capitais brasileiras.

 

A iniciativa quer estimular o poder público no combate à corrupção num período em que governos estão flexibilizando regras para compras de resposta à pandemia.

 

São Paulo e Roraima são os dois únicos estados avaliados como ruins no quesito.

 

De acordo com a organização, metade dos estados se enquadraram nas categorias ótimo ou bom; e a outra metade se classificou como regular ou ruim. Nenhum foi identificado como péssimo em transparência.

 

No entanto, entre as capitais, a cidade de Belém foi a única a ser classificada como péssima para transparência das contratações. As capitais com melhor pontuação foram João Pessoa e Goiânia.

 

Para os avaliadores, a situação brasileira não é boa e o país apresentou um nível de transparência abaixo do recomendado. Guilherme France, coordenador de pesquisa da Transparência Internacional Brasil, ressalta que para contratações rápidas não é necessário ocultar informações.

 

Entre os critérios utilizados pela Transparência Internacional, estão por exemplo, a adequação dos portais governamentais para que as informações estejam organizadas e sejam facilmente lidas de forma automatizada. Outro quesito avaliado foi o quanto os entes públicos se esforçam para apresentar canais de escuta da sociedade e para o recebimento de denúncias.

 

O governo de São Paulo se manifestou sobre a pesquisa e disse, por meio de nota, que não só informa os seus gastos como decidiu auditar as doações que tem recebido. Disse ainda que é descabida a alegação de que a disponibilização de arquivos no formato PDF não signifique transparência, uma vez que tanto celulares quanto computadores permitem visualização sem mesmo haver realização de download.

 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique