agario unblocked agario - yohoho - agario - agario - slitherio

Operação Delivery investiga desvio de recursos públicos da educação no Piauí

02:01 Geral, Notícias 12/05/2020 - 11h14 Brasília Embed

Sâmia Mendes

Agentes da Polícia Federal, em parceria com a Controladoria Geral da União, investigam a suspeita de desvio de recursos públicos da Educação destinados ao município de União, no Piauí. Esse é o foco da Operação Delivery, deflagrada nesta terça-feira (12).

 

Cinco pessoas foram presas e são investigadas pelos crimes de corrupção, peculato e fraudes em licitações. Entre elas, há empresários, agentes públicos municipais e um vereador.

 

De acordo com a Polícia Federal, o inquérito foi instaurado a partir de notícias da apreensão de R$379 mil em espécie, no dia 1º de maio, em um veículo alugado pela Prefeitura de União, com dois funcionários municipais que não esclareceram a origem dos valores.

 

Ainda de acordo com o Inquérito Policial, a Secretaria de Educação da cidade de União teria adquirido livros escolares em quantidade maior que o número de alunos do município, utilizando verbas do FUNDEB – o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação - para a contratação de empresas fictícias, no Ceará, que seriam responsáveis pelo fornecimento do material didático.

 

Análises da CGU apontam que os contratos superfaturados causaram ao FUNDEB o prejuízo de, no mínimo, R$500 mil.

 

Na ação desta terça-feira (11), estão sendo cumpridos mandados de busca e apreensão nas cidades de Teresina e União, no Piauí; e em Fortaleza, no Ceará. Além de cinco Mandados de Prisão Preventiva, todos expedidos pela 1ª Vara da Justiça Federal em Teresina.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique