agario unblocked agario - yohoho - agario - agario - slitherio

Prefeitura do Rio muda forma de contabilização de óbitos por Covid-19

01:59 Geral, Notícias 25/05/2020 - 15h56 Rio de Janeiro Embed

Carol Barreto

A prefeitura do Rio de Janeiro decidiu alterar a forma de contabilização dos óbitos por Covid-19 no município. A secretária municipal de Saúde, Ana Beatriz Buschel explica por que.

 

Sonora: “Todos os dados de óbitos que são hoje enviados ao governo federal, ao ministério da saúde, para computar números, esses números continuam. Não envolvem só a prefeitura, envolvem os estados, a rede privada. O que nós fizemos, a mudança feita no painel é apenas, ao contrário, para dar mais transparência a esses dados.”

 

Ana Beatriz explica como era feita a contabilização até agora.

 

Sonora: “Hoje, quando uma pessoa falece, a família recebe a sua declaração de óbito. Esse documento é levado ao cartório. O cartório emite dois documentos, a partir daí, uma guia de autorização de sepultamento, que a família vai levar ao cemitério. E a certidão de óbito. Neste momento, o cartório fica com uma guia importante, uma cópia de uma das guias, onde o médico preencheu a causa mortis, e isso vai para a Secretaria Municipal de Saúde ou a estadual. Só que esse dado do cartório, para chegar até nós, pode levar até 60 dias.

 

A secretária informa como a contabilização será feita de agora em diante.

 

Sonora: “o dado mais próximo, mais fidedigno de quem faleceu hoje, ou ontem, ou há dois dias, é o dado de sepultamento em nossos cemitérios. Esse é o dado que a gente vai passar a  informar. Hoje, nós sabemos quantas pessoas foram sepultadas por dia, quantas dessas certidões de óbito emitidas pelo cartório são por Covid. E este é um dado, que, sem o prejuízo dos dados nacionais, a gente vai passar a divulgar.”

 

Até o momento, já foram registradas 3.993 mortes por Covid no município do Rio.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique