Ônibus voltam a circular no Rio com 100% da frota

Reabertura

Publicado em 17/06/2020 - 15:48 Por Lígia Souto - Rio de Janeiro

O início da segunda fase do plano de flexibilização das medidas de isolamento no Rio, nesta quarta-feira, marcou também o retorno da operação de 100% da frota de ônibus da cidade. A determinação para a volta do funcionamento das linhas municipais foi publicada na véspera, no Diário Oficial.


Além dos ônibus comuns, a resolução também determina o retorno da frota integral dos coletivos que operam o BRT, corredor que liga as zonas sul e oeste cariocas.


Desde o dia 17 de março, após determinação do prefeito Marcelo Crivella, as frotas só podiam circular com passageiros sentados. A restrição foi imposta para conter a pandemia do novo coronavírus.


No novo decreto, a Secretaria Municipal de Transportes afirma, que a medida leva em conta o aumento gradativo da demanda da população, tendo em vista a retomada progressiva das atividades no Rio.


O texto diz ainda que “a secretaria intensificou as ações de orientação e fiscalização, em pontos estratégicos da cidade, para verificar se está sendo respeitada a nova determinação sobre a frota em circulação, além de inspecionar o estado de conservação e a higienização dos ônibus, assim como o uso de máscaras por motoristas e a circulação das linhas sem lotação”.


O consórcio BRT Rio, que administra os corredores exclusivos de ônibus articulados, informou, por nota, que vem atuando com 100% da frota desde o início da pandemia, já que o decreto da Prefeitura permitiu a redução somente para o sistema convencional. O texto ressalta, no entanto, que a restrição de circulação apenas com passageiros sentados, reduziu a capacidade de cada veículo articulado para 30% da capacidade de lotação.

Últimas notícias
Geral

Indígenas fazem ato na Esplanada dos Ministérios nesta quinta-feira

Está previsto um encontro de 40 lideranças com o presidente Lula, no Palácio do Planalto. O grupo vai apresentar uma carta de reivindicações do movimento com 25 demandas, que incluem demarcação de terras; luta contra o marco temporal; saúde e educação indígenas.

Baixar arquivo
Geral

Aumenta o número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

O primeiro boletim do Programa Voto com Orgulho aponta aumento em cinco vezes das pré-candidaturas LGBTI+ e aliadas à causa.

Baixar arquivo
Geral

MPRJ cumpre mandados de prisão contra milícia no Rio de Janeiro

Agentes do GAECO, Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio de Janeiro, cumprem 12 mandados de prisão e oito de busca e apreensão contra integrantes de uma milícia que atua na Comunidade Bateau Mouche, na Praça Seca, zona oeste da capital.

Baixar arquivo
Esportes

Goiás é campeão da Superliga B masculina

 Foi a primeira vez que um time do Centro-Oeste venceu a competição

Baixar arquivo
Geral

IBGE: 27,6% dos lares brasileiros vivem com insegurança alimentar

A proporção de domicílios que enfrentavam o problema de forma moderada ou grave ficou em cerca de 9%, em 2023, segundo dados da PNAD Contínua Segurança Alimentar.

Baixar arquivo
Economia

Juros do empréstimo consignado do INSS caem para 1,68% ao mês

No caso do cartão de crédito consignado e do cartão de benefício, os juros caem para 2,49%. 

Baixar arquivo