agario unblocked agario - yohoho - agario - agario - slitherio

Operação Xeque Mate desarticula esquema de furto e venda de veículos no DF

01:54 Geral, Notícias 02/06/2020 - 21h04 Brasília Embed

Adalto Gouveia

A Polícia Civil do Distrito Federal deflagrou, nesta terça-feira (02), a Operação Xeque-Mate para desarticular uma organização criminosa envolvida em um esquema de furto e revenda de veículos. Foram cumpridos três mandados de prisão e quatro de busca e apreensão em Samambaia e Águas Lindas de Goiás.

 

A ação é um desdobramento da operação Xeque-Mate I, ocorrida em abril deste ano, que prendeu dois homens. As investigações apontam que os criminosos conseguiram hackear o sistema informatizado do Detran-DF e com isso habilitar senhas inativas de servidores.

 

Com essas senhas, os suspeitos conseguiam ter amplo acesso ao sistema e retirar as restrições dos veículos de interesse da quadrilha. Depois, obtinham procurações falsas em cartórios da Bahia e conseguiam, no Detran do DF, a segunda via do DUT dos veículos roubados ou furtados.

 

Com os veículos sem restrição e tendo em mãos a segunda via do DUT, os carros eram vendidos a terceiros, que só ficavam sabendo da real situação do veículo muito tempo depois. A investigação identificou pelos menos quatro veículos que foram furtados e revendidos nesse esquema.

 

Dois foram recuperados e restituídos aos verdadeiros proprietários. Os compradores acabaram ficando com o prejuízo. O Detran-DF foi comunicado sobre as vulnerabilidades detectadas no sistema informatizado e disse que adotou medidas para aumentar a segurança dos acessos.

 

Os investigados vão responder por associação criminosa, furto, estelionato, fraude documental e violação de sistema de informática e as penas podem chegar a 20 anos de prisão.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique