agario unblocked agario - yohoho - agario - agario - slitherio

Receita e Polícia Federal combatem fraude bilionária de produtos importados

02:48 Geral, Notícias 17/06/2020 - 15h24 Brasília Embed

Dayana Víctor

Dois empresários de importadoras de Fortaleza, no Ceará, foram presos nesta quarta-feira (17), durante as Operações Ásia 1 e 2 da Polícia e da Receita Federal. Eles são suspeitos de integrar um esquema de sonegação de impostos. Também foram cumpridos 36 mandados de busca e apreensão na capital cearense e nas cidades de Eusébio e São Gonçalo do Amarante, também no Ceará.

 

As investigações apontam que o esquema teria provocado prejuízos aos cofres públicos superiores a R$500 milhões. A estimativa é que outros R%5 bilhões tenham sido enviados de forma ilícita ao exterior, por meio de doleiros.

 

Essas apurações começaram em 2013, depois que auditores-fiscais da Receita Federal identificaram que despachantes aduaneiros e consultores de comércio exterior, que são aqueles profissionais que ajudam a legalizar a importação e exportação de mercadorias, estariam registrando, de forma recorrente, produtos asiáticos, especialmente os chineses, com valores inferiores aos efetivamente pagos, como detalha o superintendente regional da Receita Federal no Ceará, João Batista.

 

A apuração policial aponta ainda que vários grupos empresariais teriam participado dessas ações, o que resultou na abertura de dois inquéritos. O delegado da Polícia Federal, Madson Henrique Tenório, responsável pela Operação Ásia I, explica quais os motivos.

 

Os envolvidos no suposto esquema de sonegação de impostos podem responder por crimes de lavagem de dinheiro, evasão de divisas, sonegação fiscal, associação criminosa, falsidade ideológica e descaminho, que é o crime de não pagar os impostos devidos.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique