agario unblocked agario - yohoho - agario - agario - slitherio

Alerta no RS: rios podem inundar 14 cidades

02:00 Geral, Notícias 11/07/2020 - 18h09 Brasília Embed

Dayana Vítor

 

Durante este final de semana até a próxima segunda-feira, os rios que cortam alguns municípios gaúchos podem transbordar e inundar 14 cidades. Entre elas: Alvorada, Canoas, Gravataí, Novo Hamburgo, São Jerônimo, Charqueadas e até na capital Porto Alegre. O alerta de inundação é da Defesa Civil do Rio Grande do Sul.

 

Os rios que cortam esses municípios estão acima do nível normal, por causa das fortes chuvas que ocorreram nos últimos dias. Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), em apenas algumas horas chegou a chover quase o mesmo volume de um mês inteiro, 180 milímetros. Na terça-feira, houve até um ciclone com ventos de 60 quilômetros por hora.

 

Por exemplo, o rio Guaíba que corta a capital gaúcha, está com 2,61 metros. O normal é 1,2 metro. As águas podem tomar conta da orla em Porto Alegre. E rios que deságuam no Guaíba já inundaram algumas cidades. Esse foi o caso do rio Caí, que chegou as casas de São Sebastião do Caí e Parintins Novo. 

 

O meteorologista, Heráclio Alves, esclarece que as chuvas já diminuíram, mas que as inundações podem ocorrer mesmo assim.  "Parou a chuva, mas a elevação dos rios é pela chuva que aconteceu em outras áreas".

 

Por causa da possibilidade de transbordamento do rio Guaiba, a prefeitura de Porto Alegre já preparou abrigo para os moradores da região que possam ser atingidos pelo fenômeno.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique