agario unblocked agario - yohoho - agario - agario - slitherio

Defesa Civil do Rio Grande do Sul emite alerta para inundações

02:21 Geral, Notícias 09/07/2020 - 14h09 Brasília Embed

Anna Luísa Praser

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu  alerta para a possibilidade de inundações, nesta quinta-feira (9),  em nove municípios gaúchos, entre eles a capital, Porto Alegre.

 

Nesta semana, um ciclone passou pelo estado e deixou um rastro de destruição em várias cidades.

 

Em Caxias do Sul, umas das atingidas, uma pessoa morreu e 20 ficaram desalojadas.

 

No município de São Sebastião do Caí, a inundação danificou 435 edificações, deixou 160 desabrigados e outros 1,7 mil desalojados. 38 famílias atingidas foram removidas para dois abrigos municipais.

 

Cruzeiro do Sul, outra cidade gaúcha, tem 200 desalojados por causa dos alagamentos em vias públicas, estradas e danos às residências.

 

Ao todo, 23 municípios do Rio Grande do Sul sofreram danos. As informações são da Defesa Civil do estado.

 

Em Porto Alegre, as equipes do Centro Integrado de Comando tiveram de desobstruir vias e resolver urgências relacionadas a riscos a pessoas e edificações. Foi preciso ainda, atender os desalojados, distribuindo colchão às vítimas.

 

A capital ainda registra alguns pontos de alagamento porque não houve o escoamento de água depois que os arroios de Sarandi e Tramandaí transbordaram na última terça-feira (7). De acordo com o coordenador do Centro Integrado de Porto Alegre, Coronel Marlon, ainda existe a chance de dois afluentes do rio Guaíba transbordarem. O órgão permanece em alerta.

 

Cerca de oito famílias de bairros localizados na região sul de Porto Alegre também tiveram que deixar suas casas.

 

Desta vez, as ocorrências foram menos potentes do que as registradas na semana passada, quando o chamado ciclone-bomba passou por regiões gaúchas e catarinenses e afetou centenas de residências,  deixando diversos desabrigados tanto no Rio Grande do Sul quanto em Santa Catarina.

 

A boa notícia é que o  ciclone extratropical, que estava sobre o oceano durante esses dias - e causou tantos transtornos – está indo embora,  dando lugar a uma massa de ar fria de origem polar na região.

 

Com isso, a expectativa é que as temperaturas caiam ainda mais. Existe, inclusive, a possibilidade de geadas no centro-oeste e norte gaúcho, no centro este catarinense e no sul do Paraná. As informações são do Inmet – Instituto Nacional de Meteorologia.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique