Pandemia agrava situação do transporte público do RJ

Adequação de veículos

Publicado em 05/08/2020 - 19:13 Por Tatiana Alves - Tatiana Alves

Superlotação, intervalos maiores do que os permitidos e sumiço de linhas dos ônibus convencionais sem qualquer aviso. Tudo isso sem falar na lista de reclamações  sobre o funcionamento do sistema BRT, que circula em corredores exclusivos na capital do Rio de Janeiro. Essas são algumas das deficiências mais apontadas por usuários de transporte público no estado.

 

Desde o início do isolamento social, em março, em função da pandemia do novo coronavírus, o poder público determinou que trens, barcas, metrô, ônibus municipais e intermunicipais, assim como o BRT, diminuíssem a lotação.

 

Agora, as empresas alegam que o funcionamento do serviços está ameaçado, devido aos custos, que não diminuíram.

 

Um desses modais é a  Supervia, que pediu ao governo estadual medidas para evitar o colapso na circulação dos trens, sistema afetado com a redução de 50% no número de passageiros, para evitar aglomeração.


Mas a psicóloga Illana Mello, que mora em Queimados e trabalha em Nilópolis, diz que não é bem assim.


Outro serviço que está com o funcionamento ameaçado é o metrô, que calcula  possuir caixa somente para este mês. Com a redução da demanda, o prejuízo mensal gira em torno de R$ 35 milhões, como explica o presidente do consórcio Metrô Rio, Guilherme Ramalho.
 

Também os passageiros das barcas reclamam da demora e desrespeito aos horários de saída das embarcações. Usuários do transporte relataram que as barcas trafegavam com velocidade reduzida. Além disso, não estaria sendo exigido o uso de máscara facial por todos os passageiros.


Em nota,  a Rio Ônibus informou que a redução de 50% no número de passageiros por conta do isolamento social e a falta de medidas efetivas da administração pública para reequilibrar financeiramente as perdas do setor impedem que as empresas se recuperem e normalizem as operações.


Já o BRT Rio disse que está com 100% da  frota operante desde o início da pandemia apesar da queda na demanda de passageiros. Além de estar operando com 50% e de sua capacidade, o modal também afirma que vem se mantendo, mesmo com a tarifa congelada há 18 meses.

 

A Supervia informou em nota que tem programado suas operações de acordo com a demanda e que monitora com rigor a taxa de ocupação dos trens, orientando os usuários a evitarem aglomerações.

 

Também em nota,  o metrô destacou que o fluxo de passageiros da concessionária continua com redução superior a  60% em comparação aos dias de operação regular.

 

A CCR Barcas, por sua vez, informou que que atualmente trabalha com uma queda de 84% na demanda, o que gerou uma grave situação financeira. A diferença entre receitas e custos  chega a R$10 milhões por mês, segundo a concessionária.


A Secretaria Municipal de Transporte do Rio esclareceu em nota que determinou medidas de proteção para passageiros e motoristas dos ônibus, assim como reforço da frota durante a fase de flexibilização, para  não provocar aglomerações .

 

Também a Secretaria de Estado de Transportes respondeu à nossa reportagem, ressaltando que tem agendas com representantes do setor para garantir verba federal, e que aguarda a votação de um projeto de lei federal para garantir recursos à mobilidade urbana nas cidades das regiões metropolitanas com mais de 350 mil habitantes.

Últimas notícias
Justiça

PGR denuncia Carla Zambelli e hacker que invadiu o sistema do CNJ

De acordo com a PGR, Zambelli foi autora intelectual da invasão e procurou o hacker para executar o crime e emitir um falso mandado de prisão contra o ministro do STF Alexandre de Moraes.

Baixar arquivo
Política

Comissão do Senado aprova redução do IR para motoristas de aplicativos

O texto, de autoria do senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), recebeu relatório favorável do senador Sérgio Petecão (PSD-AC). O texto muda a base de cálculo do imposto para que o IR seja reduzido de 60% para 20%.

Baixar arquivo
Política

Tarifa social de água e esgoto é aprovada em comissão do Senado

A proposta prevê que famílias de baixa renda paguem menos pelo uso de água. O projeto agora segue, em regime de urgência, para o plenário. 

Baixar arquivo
Esportes

Futebol: brasileiros entram em campo pela Libertadores e Sul-Americana

Hoje também tem jogo da série B do Campeonato Brasileiro. Brusque recebe o Mirassol no interior catarinense.

Baixar arquivo
Saúde

Ministra da Saúde nega mudanças na gestão de hospitais federais no Rio

A rede hospitalar federal na capital fluminense vem sendo alvo de uma série denúncias de problemas de atendimento, falta de materiais, de profissionais e de manutenção. Servidores se manifestaram contrários à possibilidade de transferência de gestão para os governos estadual e municipal. 

Baixar arquivo
Internacional

Em Gaza, mais de 300 corpos são encontrados em valas comuns

Os corpos, entre eles de mulheres e idosos, foram encontrados dentro e no entorno dos hospitais que foram alvos de operações israelenses. E mais: contra a guerra em Gaza, alunos promovem protestos e acampamentos nas universidades dos Estados Unidos. E a crise migratória deixa mais cinco mortos na travessia para o Reino Unido. Uma pequena embarcação levava 110 pessoas.

Baixar arquivo