Budapeste impede embarque de imigrantes

Publicado em 01/09/2015 - 21:14 Por Aline Moraes - Frankfurt ( Alemanha)

 Na capital da Hungria, estação de trem foi fechada por uma hora para impedir o embarque de migrantes e refugiados. Eles tentam seguir viagem para pedir asilo em outros países europeus.

 

 

Jovens e famílias com crianças protestaram na plataforma lotada, mesmo com bilhetes comprados, eles não puderam embarcar  e depois que a estação em Budapeste foi reaberta, foram mantidos do lado de fora.

 


Quem não tinha um passaporte com visto válido para o espaço schenguen, de livre circulação entre países europeus, não pode seguir viagem. A maioria dos refugiados não quer pedir asilo na Hungria, o principal destino é a Alemanha.

 


A Hungria tem sido criticada pela postura diante da crise. No final de semana, o país terminou de instalar uma cerca na fronteira com a sérvia e está reforçando a segurança.

 

 

Hoje, o ministro das Relações Exteriores húngaro, Péter  Szijjártó, se posicionou contra cotas de refugiados entre países da União Europeia, proposta que em julho já havia sido rejeitada por alguns membros.

 


Sonora: “está claro que uma política baseada em cotas obrigatórias falhou porque ela encoraja o tráfico humano e que imigrantes venham para a Europa. Enquanto isso, quem tenta agir de fato para impedir o fluxo de migrantes está sofrendo críticas.”

 


A Chanceler alemã, Angela Merkel, tem insistido para que os países membros dividam a responsabilidade. A Alemanha espera receber, até o final do ano, oitocentos mil pedidos de refúgio.

 

 

Diante do agravamento da crise, uma reunião extraordinária foi agendada para  14 de setembro. A  expectativa é de que a União Europeia tome medidas concretas para lidar melhor com o fluxo de refugiados.

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo