agario unblocked agario - yohoho - agario - agario - slitherio

Eleição do novo parlamento gera expectativa entre iranianos

01:18 Internacional, Notícias 27/02/2016 - 20h34 Bonn, Alemanha Embed

Aline Moraes

Os iranianos foram às urnas para eleger o novo parlamento e o grupo que escolherá o próximo líder supremo do Irã. Na capital Teerã teve fila nos locais de votação e o prazo para fechar as urnas foi prorrogado três vezes, estendido por mais de cinco horas.


A eleição, realizada nessa sexta-feira (26), é a primeira desde que o presidente do Irã, Hassan Rouhani, assinou o acordo nuclear com as grandes potências mundiais do Ocidente, que retiraram as sanções econômicas contra o país.


Os reformistas, que apoiam Rouhani, esperam ganhar mais influência no parlamento para levar adiante o projeto de abertura e crescimento econômico e de mudanças sociais num país dominado há anos pelos conservadores e radicais.


Os iranianos também vão eleger os novos membros do Conselho de Guardiães, um órgão importante, que tem o poder de vetar projetos de lei vindos do parlamento se eles não estiverem de acordo com as regras islâmicas, além de escolher o novo líder supremo em caso de morte.


O atual, Aiatolá Khamenei, já tem 76 anos e há rumores de que a saúde dele é frágil.


Então é possível que o novo conselho decida sobre a renovação da figura mais importante no Irã, que dá a palavra final em todas as decisões políticas.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique