agario unblocked agario - yohoho - agario - agario - slitherio

Argentina vira página do processo da Operação Condor nesta sexta

01:39 Internacional, Notícias 27/05/2016 - 12h31 Buenos Aires Embed

Mônica Yanakiew

Termina nesta sexta-feira (17), na Argentina, um histórico processo sobre a Operação Condor, uma aliança dos anos 1970 entre seis ditaduras da América do Sul, para perseguir e eliminar opositores aos regimes militares.


A Justiça argentina passou os ultimos 17 anos investigando os casos de 105 vítimas da Operação Condor. Quarenta e cinco são do Uruguai, 22 do Chile, 13 do Paraguai, 11 da Bolívia e 16 da Argentina.


Três dos argentinos desapareceram no Rio de Janeiro. Foram sequestrados por militares de seu país, com a ajuda das forças de seguranca brasileiras.


Apesar do Brasil ter participado da Opercação Condor, nesse processo não há vítimas brasileiras.

 

Os réus – 16 argentinos e um uruguaio – já estão presos, condenados por crimes de lesa humanidade. Hoje eles serão julgados novamente.


Para a advogada Luz Palmas, esse processo terá impacto na Argentina, mas também nos países vizinhos, onde os responsaveis pelos crimes do passado não foram julgados.


A Justiça argentina continua investigando as denúncias de tortura, sequestro e assassinato, cometidos ha mais de 30 anos. Entre eles, a morte do ex-presidente João Goulart, deposto no golpe de 1964.


Ele morreu na Argentina, em 1976, e existe a suspeita de que foi assassinado.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique