Uso de armas químicas na Síria será investigado

Direitos Humanos

Publicado em 07/02/2018 - 14:46 Por Mônica Grayley - Nova York

Novas alegações de uso de armas químicas na Síria levaram uma missão de apuração dos fatos a iniciar uma investigação sobre o tema.

 

A missão foi formada pela Organização para Proibição de Armas Químicas, Opaq.

 

O assunto foi debatido no Conselho de Segurança esta semana.

 

O mandato da missão da Opaq é estabelecer os fatos sobre alegações do uso de elementos tóxicos químicos para danos deliberados na Síria. Os peritos devem produzir relatórios que serão avaliados pelos países que participam da organização.

 

A investigação obedece a uma metodologia rigorosa e cruza os depoimentos das pessoas entrevistadas para encontrar a autenticidade. Além disso, os especialistas estudam atestados médicos e mostras obtidas pela comissão.

 

O grupo atua com os países-membros e com o próprio governo da Síria.

 

A missão não procura identificar os autores do uso de armas químicas, mas de acordo com o diretor-geral da Opaq, Ahmet Üzümcü, se for comprovado o uso, existirá uma violação da Convenção de Armas Químicas e também das leis internacionais que proíbem tal prática. E nesse caso, os autores devem sim ser responsabilizados.

 

Segundo ele, não é admissível que esse tipo de armamento possa ser usado no mundo de hoje.

 

Últimas notícias
Saúde

Secretário de Saúde declara fim da epidemia de dengue no RJ

Após a cidade do Rio de Janeiro ultrapassar a marca de 82 mil casos de dengue nos três primeiros meses do ano, o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, anunciou nesta sexta-feira o fim da epidemia da doença.

Baixar arquivo
Segurança

Força Nacional prorroga atuação no Rio de Janeiro por mais 30 dias

A Força Nacional de Segurança Pública continuará no Rio de Janeiro por mais 30 dias. O prazo para a atuação dos agentes, em apoio aos órgãos de segurança federal e estaduais, terminaria neste domingo.

Baixar arquivo
Geral

História Hoje: Via Sacra do Coliseu

Sexta-feira Santa é dia de Via Sacra na Igreja Católica. Dividida em 14 estações, as apresentações relembram os momentos vivenciados por Jesus desde a condenação até o sepultamento. Fiéis católicos de todo o mundo revivem de forma simbólica esse caminho.

Baixar arquivo
Educação

MEC notifica seis universidades por cursos de medicina sem autorização

O Ministério da Educação notificou seis instituições de educação superior que anunciaram novos cursos de medicina de forma irregular, já que não têm autorização do MEC. O vestibular para o curso de medicina foi realizado a partir de decisão judicial provisória.

Baixar arquivo
Justiça

STF libera coronéis da PMDF acusados por omissão em atos golpistas

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, mandou soltar três coronéis da Polícia Militar do Distrito Federal que são réus denunciados por omissão durante os atos golpistas de 8 de janeiro do ano passado. Todos estavam presos em Brasília.

Baixar arquivo
Esportes

Campeonatos estaduais têm partidas decisivas neste final de semana

Fim de semana os campeonatos estaduais voltam a todo vapor e nos momentos decisivos.

Baixar arquivo