ONU recomenda uso racional do plástico

Meio Ambiente

Publicado em 05/06/2018 - 08:42 Por Marieta Cazarré - Lisboa

A poluição causada pelo descarte de objetos de plástico é um dos grandes desafios da atualidade. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), são necessários, pelo menos, 450 anos para que uma garrafa de plástico se decomponha e desapareça do meio ambiente.


Em todo o mundo, 1 milhão de garrafas plásticas são compradas a cada minuto. Todos os anos usamos até 500 bilhões de sacolas plásticas descartáveis.


Apenas na última década foi produzido mais plástico do que em todo o século passado. Todos os anos, são utilizados 17 milhões de barris de petróleo para produzir garrafas plásticas.


No total, 50% do plástico que usamos é utilizado apenas uma vez.


Os dados são assustadores, principalmente se levarmos em conta que a taxa média global de reciclagem destes produtos é de 25%. Isso significa um volume enorme de lixo plástico descartado nos oceanos.


Estima-se que pelo menos 8 milhões de toneladas vão parar nos mares todos os anos, onde sufocam os recifes de corais e ameaçam a fauna marinha.


Até 2050, 99% das aves marinhas terão ingerido plástico. Esse lixo prejudica mais de 600 espécies, 15% delas em extinção.


De acordo com a campanha da ONU Mares Limpos, outro grande vilão são os microplásticos, partículas que medem menos de 5 milímetros (mm) e que estão presentes também em cosméticos e produtos de higiene. Pelo menos 51 trilhões de partículas de microplásticos já estão nos oceanos.


Este ano, a campanha convida as pessoas a agirem, individual ou coletivamente. Parar de usar canudinhos e talheres de plástico, levar sua própria caneca para o trabalho, utilizar sacolas de tecido ao fazer as compras, recolher lixo plástico que encontrar nas praias, florestas e cachoeiras, são exemplos de iniciativas positivas.

Últimas notícias
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo
Geral

Em Porto Alegre, feridos em incêndio seguem internados

Ao todo, 15 vítimas estão internadas, quatro em estado grave. Além dos feridos, outras dez pessoas perderam a vida. Autoridades prestaram solidariedade pelas redes sociais, entre elas, o presidente Lula.  

Baixar arquivo