Trump quer aumento de gastos de europeus com a Otan

Internacional

Publicado em 12/07/2018 - 12:37 Por Marieta Cazarré - Lisboa

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pediu que os países da Organização do Tratado do Atlântico Norte, a Otan, aumentem os gastos com defesa para 4% do Produto Interno Bruto (PIB).


A grande maioria das nações ainda não atingiu sequer a meta de 2%, acordada em 2014 e que deve ser cumprida até 2024.


Donald Trump já havia demonstrado a sua insatisfação, no Twitter, ao escrever que os Estados Unidos pagam bilhões de dólares pela proteção da Europa e perdem bilhões em comércio.


Trump acusou a Alemanha de pagar bilhões à Rússia por energia. Dados divulgados nesta quinta-feira (12), pelo Escritório de Estatística da União Europeia mostram que a Rússia é o terceiro país que mais exporta para a Europa, e o quarto país que mais importa produtos europeus.


Entre os produtos russos comprados pela Europa, 75% são produtos energéticos, sendo o petróleo o principal deles.


Em resposta a Trump, a chanceler alemã, Angela Merkel, afirmou que seu país tem liberdade para tomar decisões de forma independente.


No entanto, Merkel reconheceu que tanto a Alemanha quanto outros países europeus devem colaborar com a Otan, aumentando os gastos com a defesa.

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo