agario unblocked agario - yohoho - agario - agario - slitherio

Drone gigante vai reflorestar áreas degradadas da América do Sul

02:44 Internacional, Notícias 17/12/2019 - 09h23 Brasília Embed

Larissa Abreu

Em 2020, um drone gigante apropriado para jogar sementes será utilizado para reflorestar áreas degradadas da América do Sul. O equipamento foi construído em novembro deste ano, durante o Workshop Dronecoria Brasil, na Universidade Federal do Mato Grosso.

 

Construído em madeira compensada, o drone tem 1,5m de diâmetro e seis motores. Ele pesa 9kg e tem capacidade de carregar mais de 10kg em sementes. Dependendo do tamanho do grão, consegue dispensar cerca de 500 mil unidades em um único voo.

 

O aparelho já passou pelos primeiros testes e deve começar a ser utilizado em áreas experimentais a partir do ano que vem.

 

A ideia partiu do engenheiro da computação espanhol Lot Amorós, idealizador do projeto Dronecoria, que constrói drones especiais para reflorestamento de áreas desmatadas.

 

Segundo ele, o drone gigante consegue percorrer um hectare, área que corresponde a de um campo de futebol, em apenas 10 minutos.

 

O professor Normandes Matos da Silva, da UFMT, explica que o equipamento foi construído com sistema operacional de código aberto. Isso significa que a tecnologia não possui patentes e qualquer pessoa poderá utilizar o drone, sem precisar pagar pelas licenças.

 

O Workshop Dronecoria Brasil faz parte do “Programa de Recuperação de Áreas Degradadas no Sudeste de Mato Grosso”, desenvolvido pelo câmpus de Rondonópolis, da UFMT. O evento contou com apoio do Ministério Público do Mato Grosso.

 

O programa custou R$350 mil e foi viabilizado pelo Ministério Público, por meio da Promotoria de Justiça de Itiquira, após acordo extrajudicial firmado com uma empresa agropecuária na região.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique