Grupo de Lima divulga declaração sobre a Venezuela

Venezuela

Publicado em 02/03/2020 - 13:50 Por Apresentação de América Melo - Brasília

Os governos de Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, Honduras, Panamá, Paraguai, Peru e Venezuela, membros do Grupo de Lima, condenaram os atos de violência cometidos por grupos paramilitares do governo de Nicolás Maduro contra o autoproclamado presidente da Venezuela Juan Guaidó e a cidadãos que acompanhavam a cobertura, pela imprensa, de atos na cidade de Barquisimeto, estado de Lara.


Essa nova agressão deixou mais de uma dúzia de feridos, inclusive um menor de idade, que foi baleado.


Para os países que integram o Grupo de Lima, a ocorrência de atos de violência como esse se converteu em padrão sistemático de violação de direitos humanos pelo regime de Maduro.


Por isso, os países reiteraram que a situação é intolerável para a região, contraria os valores democráticos e não contribui para a solução da grave crise pela qual está a Venezuela está passando.


O Grupo de Lima reafirmou que o mecanismo para resolver a crise do país é uma eleição presidencial livre e justa.

Últimas notícias
Geral

Google não vai permitir anúncios políticos nas eleições de outubro

A medida começa a valer em maio quando entra em vigor uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral .

Baixar arquivo
Geral

Não há provas de que Bolsonaro pediria asilo à Hungria, conclui Moraes

Na avaliação do ministro do STF, o ex-presidente não violou a medida cautelar que o proíbe de se ausentar do país. No entanto, foi mantida a apreensão do passaporte de Bolsonaro. 

Baixar arquivo
Economia

Local de prova do Concurso Nacional Unificado será divulgado hoje

A partir das 10 horas da manhã, desta quinta-feira (25), o cartão de confirmação do Enem dos Concursos estará disponível na Área do Candidato, na mesma página da Internet em que foi feita a inscrição.

Baixar arquivo
Educação

Número de professores concursados cai ao menor patamar, revela estudo

Em 2023, o número de docentes chegou a 321 mil nas redes estaduais. O recuo na comparação com 2013 foi de 36%. Enquanto isso, o número de profissionais temporários registrou uma alta de 55%, ultrapassando os 355 mil. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Egoismo da cultura ocidental pode impossibilitar a vida da humanidade

O escritor, filósofo e educador Daniel Munduruku é categórico ao afirmar: o sistema econômico em que vivemos, que alimenta sempre a esperança em um futuro melhor do que a realidade atual, em algum momento não muito distante vai impossibilitar a vida, não só das populações indí

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: banda Olodum completa 45 anos

História HojeMuito mais que um bloco carnavalesco, um verdadeiro movimento social e cultural. Fundado em 25 de abril de 1979, em Salvador, na Bahia, o Olodum cresceu e criou projetos de inclusão social. Com o alto som dos seus tambores, passou a dar voz às comunidades mais pobres através da música.

Baixar arquivo