Uruguai confirma quatro primeiros casos de coronavírus

01:44 Internacional, Notícias 13/03/2020 - 22h31 Montevidéu Embed

Marieta Cazarré

O Ministério da Saúde Pública do Uruguai informou, nesta sexta-feira, que quatro pacientes foram contaminados pelo novo coronavírus no país. Os infectados, dois em Montevidéu e dois em Salto, estiveram na Itália e voltaram ao Uruguai entre os dias 3 e 6 de março, vindos de Milão. O país ainda não tinha registrado nenhum caso do covid-19.

 

Em uma mensagem no Twitter, o Ministério da Saúde uruguaio afirmou que os pacientes estão estáveis e em casa, e que está sendo feito o rastreio de pessoas que conviveram com os infectados, para que sejam identificados e comunicados sobre a necessidade de quarentena.


O presidente Luis Lacalle Pou convocou uma reunião de emergência com os prefeitos dos 19 departamentos e todos os ministros, juntamente com representantes do Sistema Nacional de Emergência. Após a reunião, o Executivo deve anunciar novas medidas a serem tomadas para evitar a propagação do vírus.

 

Há alguns dias que os uruguaios vêm comentando sobre a possível chegada da doença e demonstrando preocupação. Nessa sexta-feira, após a divulgação dos casos confirmados, foi possível notar um maior cuidado das pessoas em não se cumprimentarem com beijos e abraços.


Em Montevidéu, muitas saudações e cumprimentos foram dados à distância; pessoas cobriam espirros e tossidas com o cotovelo e outras passeavam com máscaras.


As ações de prevenção, como a frequente lavagem das mãos, evitar tocar o rosto com as mãos, manter os ambientes bem ventilados e cobrir a boca e o nariz com o cotovelo ao tossir e espirrar, vêm sendo amplamente divulgadas pela imprensa no Uruguai.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique