agario unblocked agario - yohoho - agario - agario - slitherio

Em cúpula, Bolsonaro enaltece Mercosul como forma de inserir Brasil em novos mercados

02:44 Internacional, Notícias 02/07/2020 - 14h38 Brasília Embed

Anna Luisa Praser

Na primeira reunião virtual da Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul, o presidente Jair Bolsonaro destacou a importância do bloco para a inserção do Brasil em novos mercados e, assim, tornar o país mais próspero.

 

Além do acordo de livre-comércio feito com a União Europeia no ano passado, Bolsonaro também falou sobre o interesse de avançar os acordos com outros países da Ásia e das Américas do Norte e Central, além de expandir os acordos já existentes a Israel e à Índia. Ele também destacou a importância do bloco para a recuperação da economia depois da crise mundial causada pela Covid-19.

 

O presidente comentou ainda sobre a imagem do Brasil no exterior e disse que vai trabalhar para desfazer as distorções sobre o país.

 

Bolsonaro lamentou que a Bolívia, que está em processo de adesão ao bloco, não tenha participado dos trabalhos do último semestre. Ele também desejou que a Venezuela recupere em breve sua liberdade e fez um apelo para que o bloco continue defendendo o compromisso do Mercosul com a democracia.

 

O Mercosul é formado pelo Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina. A Venezuela também era parte, mas foi suspensa em 2017 depois que Nicolás Maduro deixou de ser reconhecido pelo parlamento como presidente do país.

 

O discurso de Bolsonaro nessa reunião de cúpula mostra uma mudança de tom, se comparado com o de outubro do ano passado, quando o Brasil ameaçou deixar o bloco. Na ocasião, a saída do Mercosul se apresentava como uma estratégia para promover a abertura da economia e o aumento da produtividade.

 

Essa era a única agenda oficial prevista do presidente para esta quinta-feira. Mais cedo, em conversa com apoiadores em frente ao Palácio da Alvorada, ele sinalizou que poderia escolher ainda hoje o novo ministro da Educação.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique