Presidente do PSL é alvo de operação da Polícia Federal

Operação Guinhol

Publicado em 15/10/2019 - 11:58 Por Graziele Bezerra - Brasília

O presidente do PSL e deputado federal Luciano Bivar foi um dos alvos da Operação Guinhol, deflagrada nesta terça-feira (15) pela Polícia Federal. Endereços ligados ao parlamentar sofreram buscas e apreensões.

 

Segundo a PF, as buscas foram feitas com o objetivo de encontrar provas que pudessem ajudar na investigação de supostos crimes eleitorais praticados por integrantes do PSL. Políticos ligados ao partido são suspeitos de ocultar movimentações de recursos do Fundo Partidário, principalmente em relação aos valores voltados a candidaturas femininas.

 

Por meio de nota, o advogado de Luciano Bivar e do PSL em Pernambuco, Ademar Rigueira, informou que vê a situação fora de contexto.

 

A defesa diz ainda que o inquérito já se estende há 10 meses, já foram ouvidas diversas testemunhas e não foram encontrados indícios de fraude no processo eleitoral.

 

O nome da Operação Guinhol faz referência a personagem do teatro de fantoches criado no século 19, diante da possibilidade de candidatas terem sido utilizadas exclusivamente para movimentar transações financeiras escusas.

Últimas notícias
Esportes

Libertadores: Flamengo e Palmeiras terão duelo contra altitude

Nesta quarta-feira (24), Flamengo vai a La Paz, na Bolívia, para enfrentar o Bolívar. E Palmeiras vai a Quito, no Equador, para encarar Independiente del Valle. 

Baixar arquivo
Cultura

Carnaval: maior festa popular agora é manifestação cultural nacional

“É colocar o carnaval do lugar de direito dele”, afirma Rita Fernandes, presidente da Sebastiana, associação de blocos de rua do Rio de Janeiro. Para ela, a lei significa mais incentivos e mais investimentos em torno da folia que leva milhões às ruas brasileiras.   

Baixar arquivo
Saúde

Brasil registra mais de 3 mil mortes por covid-19 em 2024

Infectologista fala da necessidade de se manter o reforço da vacinação em dia para evitar que as pessoas se tornem agentes de contaminação para pessoas do grupo de risco. 

Baixar arquivo
Geral

Portos e Aeroportos e Anac irão investigar morte de cão Joca em avião

O cão Joca morreu aos cuidados da Gol. Ele foi embarcado para o destino errado e ficou oito horas dentro do canil, a uma temperatura de 36°. Presidente Lula prestou homenagem ao golden retriever, usando uma gravata com cachorros.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Caso Bruno e Dom: Justiça adia julgamento sobre júri popular

O desembargador federal retirou o julgamento da pauta para avaliar o pedido dos advogados de defesa. Ele também não divulgou nova data para retornar a apreciação. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Letalidade policial no Brasil preocupa, aponta Anistia Internacional

“As polícias do Brasil não usam a inteligência como ferramenta. Usam a brutalidade, o tiroteio, as armas, a matança", afirma Jurema Werneck, Diretora Executiva da Anistia Internacional Brasil. Relatório da organização mostra violações de direitos humanos em mais de 150 países. No Brasil, as denúncias em 2023 aumentaram 41%, em relação a 2022.

Baixar arquivo