Operação combate fraudes em pregões eletrônicos no Rio

Polícia Civil

Publicado em 18/02/2020 - 16:11 Por Lígia Souto - Rio de Janeiro

A Polícia Civil do Rio e o Ministério Púbico Estadual realizaram nesta terça-feira (18), uma operação contra suspeitos de fraudes em licitações do governo do estado. Os agentes cumpriram 17 mandados de busca e apreensão na sede de empresas e em endereços de empresários, que teriam participado do esquema entre os anos de  2012 e 2018.

 

A investigação, batizada de “Olho no Lance”, apura irregularidades em pregões eletrônicos para a compra de material de escritório e produtos de limpeza destinados a órgãos como o Rio Previdência, Secretaria de Fazenda, Defensoria Pública do Estado, Uerj, Fundo Especial do Corpo de Bombeiros, Hospital Universitário Pedro Ernesto e Detran-RJ.

 

A apuração do esquema teve início a partir de um relatório da Controladoria Geral do Estado, que identificou um grupo de pessoas jurídicas que combinavam os valores de lances que seriam apresentados em pregões eletrônicos. Um dos contratos firmados de forma irregular pelo grupo envolveria a soma R$20 milhões, segundo a Polícia Civil.

 

As investigações apontaram, ainda, que os suspeitos teriam vínculos, inclusive familiares, entre seus representantes. 

 

As provas colhidas serão analisadas e o inquérito terá prosseguimento para apurar todos os crimes atribuídos à organização.

Últimas notícias
Geral

INSS alerta que não usa intermediário para liberar salário-maternidade

Se a segurada precisar do auxílio de terceiros, a recomendação do INSS é para que busque um advogado devidamente registrado na OAB, para ter certeza que está contratando um profissional habilitado ou na Defensoria Pública.

Baixar arquivo
Esportes

Chama olímpica é acesa na Grécia e chegará à França em 8 de maio

O boletim esportivo desta terça-feira, 16, destaca a a largada para os Jogos Olímpicos de Paris. A cerimônia da chama olímpica, como manda a tradição para a abertura dos Jogos Olímpicos, foi na cidade de Olímpia, com a presença do presidente do Comitê Olímpico Internacional, T

Baixar arquivo
Justiça

Plenário do CNJ julga hoje condutas de Sérgio Moro e Gabriela Hardt 

O Plenário do Conselho Nacional de Justiça julga, nesta terça-feira, as condutas na Operação Lava-Jato do ex-juiz federal e senador Sérgio Moro; e da juíza federal Gabriela Hardt. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF prende homem que compartilhava cenas de abuso sexual infantil

A ação faz parte de operação da Polícia Federal para combater pornografia infantil. O suspeito foi detido no momento em que saia do trabalho, em um Centro de Eventos de um shopping na Barra da Tijuca, zona oeste da cidade do Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
Geral

TSE retoma julgamento que pode cassar mandato do senador Jorge Seif

No último dia 4 de abril, o julgamento foi suspenso pelo presidente do TSE, Alexandre de Moraes, sob o argumento de que o relator, o ministro Floriano de Azevedo, não teria tempo de apresentar o seu voto.  

Baixar arquivo
Educação

Escolas de maioria branca têm melhor infraestrutura, aponta pesquisa

A análise foi feita pelo Observatório da Branquitude, que ressalta a vantagem de alunos brancos e a persistência da desigualdade racial no país. Um exemplo é a rede de esgoto, presente em 72% das escolas com predominância de brancos e em apenas 43% das escolas com maioria de alunos negros.  

Baixar arquivo