Justiça nega suspensão de monitoramento em São Paulo

Pandemia

Publicado em 17/04/2020 - 14:25 Por Nelson Lin - São Paulo

O Superior Tribunal de Justiça negou  pedido de habeas corpus de um advogado de Tupã, interior paulista, que solicitava a suspensão do Sistema de Monitoramento Inteligente do estado de São Paulo.

 

Esse sistema de monitoramento detecta a localização do GPS das pessoas por meio das operadoras de telefonia. Ele  é utilizado pelo governo para verificar o nível de isolamento social em todo o estado para depois planejar medidas contra a disseminação do coronavírus.

 

Na argumentação do advogado, o governo teria com o uso desse sistema, acesso aos dados privados de todos os usuários de telefone. O que, segundo ele,  violaria o artigo 7º do Marco Civil da Internet que assegura o direito à privacidade e inviolabilidade das comunicações.

 

A ministra Laurita Vaz, por sua vez, entendeu que o sistema de monitoramento não viola o direito de ir e vir das pessoas, tampouco traz perigo iminente à liberdade como está descrito no artigo 5º da Constituição Federal. Diz ainda a ministra, na decisão, que o processo movido pelo advogado  se constituiu como mera possibilidade de constrangimento sem que houvesse elementos categóricos para a tal ameaça à liberdade.

 

De acordo com dados do monitoramento de São Paulo, o índice de isolamento social na capital e em todo estado está na faixa dos 50% desde a última segunda-feira (13). A meta do governo é que o isolamento fique em 70% para que o sistema de saúde não seja sobrecarregado com os casos de coronavírus.

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo