Justiça nega lockdown em Manaus

Pedido do MP

Publicado em 06/05/2020 - 22:20 Por Renata Martins - Brasília

A Justiça do Amazonas negou o pedido para determinar o isolamento total na capital Manaus. O chamando lockdown foi solicitado pelo Ministério Público do Estado.


A decisão foi proferida na noite dessa quarta-feira, pelo juiz Ronnie Frank Stone, da 1ª Vara da Fazenda Pública.


Para o magistrado, nesse momento de enorme tensão cabe aos Chefes do Executivo Estadual e Municipal decidir, sem atropelos, sobre eventuais ajustes nas medidas de isolamento. Na decisão o juiz Ronnie Frank registra que é necessário um debate amplo, com outros setores da sociedade, diante das consequências de restrições dessa natureza.


O governador Wilson Lima afirmou que as forças de segurança não dispõem de efetivo na quantidade necessária para fiscalizar as restrições já impostas.


Para conter a disseminação do novo coronavírus um decreto já determina o fechamento do comércio em Manaus e o uso de máscaras, além de proibir aglomerações.


Porém, segundo relato do governador, em alguns casos, a polícia fecha um estabelecimento de manhã, mas à tarde ele está novamente aberto.


O médico Henrique Freitas chegou esta semana em Manaus para atuar no combate a Covid-19. Ele relata que viu por diversas vezes o descumprimento das medidas para conter o coronavírus.


O Ministério Público do Amazonas informou que vai recorrer da decisão. O MP entende que os números sobre o avanço da pandemia no estado e a ascendência da curva de contaminação da Covid-19 são motivos suficientes para a adoção do lockdown.


Entre terça e quarta-feira, o Amazonas registrou 1.134 novos casos de Covid-19 e mais 102 mortes. Agora, o estado já totaliza 9.243 casos confirmados do novo coronavírus e 751 óbitos.

Últimas notícias
Geral

Portos e Aeroportos e Anac irão investigar morte de cão Joca em avião

O cão Joca morreu aos cuidados da Gol. Ele foi embarcado para o destino errado e ficou oito horas dentro do canil, a uma temperatura de 36°. Presidente Lula prestou homenagem ao golden retriever, usando uma gravata com cachorros.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Caso Bruno e Dom: Justiça adia julgamento sobre júri popular

O desembargador federal retirou o julgamento da pauta para avaliar o pedido dos advogados de defesa. Ele também não divulgou nova data para retornar a apreciação. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Letalidade policial no Brasil preocupa, aponta Anistia Internacional

“As polícias do Brasil não usam a inteligência como ferramenta. Usam a brutalidade, o tiroteio, as armas, a matança", afirma Jurema Werneck, Diretora Executiva da Anistia Internacional Brasil. Relatório da organização mostra violações de direitos humanos em mais de 150 países. No Brasil, as denúncias em 2023 aumentaram 41%, em relação a 2022.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Indígenas capturam 12 garimpeiros em Território Yanomami

Os garimpeiros foram escoltados até uma equipe da Força Nacional e serão levados para sede da Polícia Federal em Boa Vista. 

Baixar arquivo
Educação

São Paulo oferece curso inédito de licenciatura intercultural indígena

O curso é voltado a docentes que lecionam em escolas de terras indígenas de São Paulo dos povos Guarani Mbya e Nhandewa, e também das etnias Kaingang, Krenak e Terena.

Baixar arquivo
Educação

Professores indígenas na Bahia terão mesmo salário da rede estadual

A lei que reestrutura a carreira de professores indígenas foi sancionada pelo governador, Jerônimo Rodrigues. E assegura condições, gratificações e adicionais previstos para o magistério público dos ensinos fundamental e médio. 

Baixar arquivo