agario unblocked agario - yohoho - agario - agario - slitherio

MPF pede contratação imediata de pessoal para hospitais federais do RJ

02:06 Justiça, Notícias 27/05/2020 - 16h23 Rio de Janeiro Embed

Lígia Souto

O Ministério Público Federal (MPF) entrou com uma representação para a contratação imediata de profissionais de saúde e, dessa forma, assegurar a plena capacidade de atendimento na rede federal de hospitais no Rio de Janeiro.

 

A representação foi feita junto ao Ministério Público de Contas, para que “seja reconhecido que a União violou os princípios administrativos da eficiência e eficácia ao manter leitos e equipamentos ociosos" em unidades de sua rede de saúde no Rio de Janeiro. O MPF atribui esse quadro à falta de recursos humanos, em plena pandemia de Covid-19".

 

Segundo o Ministério Público Federal, há 770 leitos impedidos de funcionar nesses hospitais por falta de profissionais o que, segundo dados do Ministério da Saúde, representa entre entre 15% e 20% da capacidade da rede na capital fluminense.

 

O levantamento do MPF indica o impedimento de leitos nos hospitais federais  do Andaraí, Cardoso Fontes, de Ipanema, da Lagoa, dos Servidores do Estado e de Bonsucesso.

 

O órgão alerta que esses seis hospitais têm mais de mil leitos operacionais, entre cirúrgicos, clínicos, de UTI e emergência.

 

Além da contratação de pessoal, o órgão pede que as unidades federais recebam insumos e materiais necessários para o trabalho dos profissionais, inclusive Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), tendo em vista que a União não reforçou a dotação anual orçamentária dos hospitais para a aquisição extraordinária, necessária ao enfrentamento da pandemia.

 

Em nota, o Ministério da Saúde informou que “já está em andamento o processo de renovação dos profissionais de saúde para atendimento dos hospitais e institutos federais do Rio de Janeiro”.

 

No começo do mês, o ministério autorizou a contratação temporária de 1.137 médicos, 1.861 996 profissionais e técnicos de enfermagem, 604 profissionais para atividades de gestão hospitalar e 515 para suporte.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique