Justiça recusa retomada de lockdown no Pará

Indeferiu tutela de urgência

Publicado em 09/06/2020 - 19:50 Por Ariane Póvoa - Brasília

No Pará, a Justiça indeferiu pedido de urgência da suspensão das atividades não essenciais no estado, em decorrência da pandemia da Covid-19.


A ação, movida pelo Ministério Público do Pará e pelo Ministério Público do Trabalho, solicitava o restabelecimento dos decretos de lockdown.


Na decisão, o juiz Raimundo Santana concedeu ao estado e ao município de Belém a apresentação de contestação dentro do prazo legal e permitiu a inclusão da Associação Brasileira de Shopping Centers no processo, para fornecer subsídios ao julgamento da causa.


O magistrado ponderou que é preciso apurar a redução de busca por atendimento nos hospitais e nos centros de saúde de Belém.


Com a ação, os ministérios públicos buscavam garantir que a flexibilização do isolamento e a reabertura das atividades não essenciais, propostas pelo governo paraense e pela prefeitura de Belém, ocorram de forma cautelosa, programada e fundada em estudos técnicos.


Mas, segundo a decisão, o magistrado afirma que o Poder Judiciário não pode atuar como órgão de filtragem para disputa sobre a melhor metodologia científica a ser empregada pelos gestores.


O boletim epidemiológico divulgado nesta terça-feira aponta mais de 59,1 mil casos confirmados de Covid-19 no Pará e 3.853 óbitos pela doença. Mais de 46,6 mil pessoas já foram recuperadas.

 

Esta semana, a taxa de isolamento social no estado chegou a 38,28% e o Pará ocupou o 15º lugar no ranking de pessoas se mantendo em casa para evitar a disseminação do novo coronavírus.

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo