agario unblocked agario - yohoho - agario - agario - slitherio

Por pandemia e garimpo ilegal, Justiça determina reativação de bases de proteção na terra Yanomami

01:54 Justiça, Notícias 18/06/2020 - 18h40 Brasília Embed

Maíra Heinen

Decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região determina a reativação das Bases de Proteção Etnoambiental na Terra Indígena Yanomami, em Roraima. O Tribunal atende a um pedido do Ministério Público Federal, como uma das medidas de combate ao garimpo e ao avanço do novo coronavírus na região.


Com povos isolados, a área já tem 44 casos confirmados e três mortes decorrentes da Covid-19. Segundo o MPF, a situação torna-se mais grave porque a região é atingida pela ação de mais de 20 mil garimpeiros ilegais.


Na decisão, publicada nessa quarta-feira, a desembargadora Daniele Maranhão afirma que a situação necessita de atenção redobrada para evitar a disseminação de epidemias virais e de outras doenças decorrentes da contaminação de rios com mercúrio.


O procurador Ubiratan Cazetta, que atuou no processo na segunda instância, afirma que as medidas tomadas até o momento não têm conseguido reduzir o garimpo.


Pela decisão, a Funai e a União devem apresentar em 60 dias um plano de restabelecimento de três bases de proteção. A reativação das bases, com estrutura e pessoal necessário, deve ser realizada em 120 dias, após a apresentação do plano.


Procurada, a Advocacia Geral da União informou que ainda não foi intimada; e que assim que for, vai avaliar as medidas cabíveis sobre o caso.

 

A Funai respondeu que a AGU responde pela Fundação. Já a Secretaria Especial de saúde Indígena não respondeu aos contatos da reportagem sobre a situação de atendimento à saúde na região.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique