agario unblocked agario - yohoho - agario - agario - slitherio

TSE revisa cálculo de distribuição do Fundo Eleitoral

01:45 Justiça, Notícias 17/06/2020 - 11h14 Brasília Embed

Lucas Pordeus León

O TSE decidiu revisar o cálculo do valor destinado a cada partido pelo Fundo Eleitoral. Os recursos ultrapassam os R$2 bilhões . A mudança foi feita em razão de nova interpretação sobre o marco temporal para a contagem das bancadas dos partidos na Câmara e no Senado.

 

A divisão do Fundo Eleitoral havia sido divulgada na semana passada e, segundo o Tribunal Superior Eleitoral, levava em conta o tamanho das bancadas partidárias no Congresso Nacional no dia 1º de julho deste ano.

 

No julgamento dessa terça-feira (16), porém, o TSE, por unanimidade, mudou a data de referência para o dia do resultado da eleição de 2018, como define a lei que criou o fundo. Com a decisão, os técnicos do tribunal farão uma nova divisão do dinheiro.

 

A lei que criou o Fundo Eleitoral, de 2017, estabelece a divisão dos recursos de acordo com o tamanho das bancadas na eleição geral passada, ou seja, neste caso, em 2018.

 

Segundo a legislação, 48% dos recursos devem ser distribuídos de forma proporcional ao tamanho da bancada na Câmara dos Deputados. 35% devem ser distribuídos de acordo com os votos válidos de cada legenda que tenha, ao menos, 1 deputado federal eleito. 15% de acordo com o tamanho das bancadas no Senado e 2% devem ser distribuídos igualmente entre todos os partidos com registro no TSE, tenham ou não eleito alguém no último pleito.

 

A exceção é para casos de fusão ou incorporação de partidos. Nessa situação, o recurso deve ir para sigla que resultou dessa junção de legendas. Existem 33 partidos registrados na Justiça aptos a receberem os recursos.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique