TSE suspende biometria nas eleições de 2020

Pandemia

Publicado em 15/07/2020 - 10:09 Por Anna Luísa Praser - Brasília

 

Este ano, as eleições serão sem biometria. Isso porque o TSE, o Tribunal Superior Eleitoral - vai seguir a recomendação apresentada por infectologistas que prestam consultoria sanitária para as eleições municipais, e decidiu que a leitura das digitais será excluída desta vez para evitar filas e aglomerações.

 

A decisão foi tomada pelo presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso.

 

A intensão do comitê de infectologistas, que prestam consultoria de graça, é estabelecer um protocolo de segurança sanitária, que deverá ser seguido por todas as seções eleitorais do Brasil.

 

Para decidir excluir a biometria, médicos e técnicos levaram em consideração que a identificação pelas digitais pode aumentar a chance de  contaminação, já que o leitor não pode ser higienizado com frequência. Além disso, esse tipo de identificação demora mais, o que contribui para formar filas e aglomerações.

 

A decisão deverá ser incluída nas resoluções das Eleições 2020 e levada à aprovação do plenário do TSE assim que terminar o recesso do judiciário.

 

Outra definição é que a cartilha de recomendações sanitárias vai incluir os cuidados que eleitores, mesários, fiscais de partido, policiais e agentes de segurança deverão ter. O documento também terá orientações sobre higienização do espaço físico das seções e como deverá ser a movimentação interna de servidores e colaboradores no TSE e tribunais regionais eleitorais.

 

A cartilha também vai definir a  movimentação entre populações indígenas, locais de difícil acesso e população carcerária.

 

Até novembro, quando acontecerá as eleições, o comitê se reunirá toda semana para definir as regras da cartilha e os cuidados.

 

A expectativa é que a pandemia já esteja mais amena, quando os pleitos acontecerem. Ate lá, serão avaliados todos os riscos à saúde pública durante a votação.

 

Com adiamento das votações aprovado pelo Congresso, o primeiro turno será dia 15 de novembro, e o segundo turno dia 29 do mesmo mês.

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo