Operação colhe provas sobre o “Dia do Fogo” no Pará

Polícia Federal

Publicado em 22/10/2019 - 20:31 Por Bianca Paiva - Brasília

A Operação Pacto de Fogo foi deflagrada, nesta terça-feira (22), pela Polícia Federal, na cidade paraense de Novo Progresso, em busca de novas provas para a investigação que apura uma associação criminosa, suspeita de praticar crimes ambientais em reservas e em unidades de conservação federais da Amazônia.

 

Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão em residências e estabelecimentos ligados aos suspeitos.

 

O trabalho de apuração começou a partir de denúncia, veiculada na imprensa, de que fazendeiros e produtores rurais do município teriam combinado a execução do chamado “Dia do Fogo”.

 

O fato teria ocorrido em 10 de agosto deste ano, quando diversos incêndios foram iniciados na região. A suspeita é de que a ação tenha sido articulada no aplicativo de mensagens “whatsapp”.

Últimas notícias
Geral

Brasil investe em infovias pelo Oceano Pacífico para melhorar internet

Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, assinou acordo com o governo colombiano para que a infraestrutura da internet brasileira tenha mais possibilidades de se conectar com o restante do mundo.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

MP de Meio Ambiente discute Amazônia e mudanças climáticas

Discussões serão feitas no 22º Congresso Brasileiro do Ministério Público de Meio Ambiente, em Belém . Até a próxima sexta-feira, serão apresentadas experiências de projetos em desenvolvimento nas áreas de conservação socioambiental e redução das mudanças climáticas, além de propostas de políticas públicas para enfrentar os problemas climáticos.  

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Pobreza e extrema pobreza recuam no Brasil em 2023

O índice nacional de pobreza passou de 32% em 2022, para 27,5% em 2023. Queda foi registrada em 25 estados e no Distrito Federal. Bolsa Família e programas estaduais de transferência de renda contribuíram para a melhora nos índices.  

Baixar arquivo
Geral

Operação mira esquema de venda ilegal de óleo de maconha

O esquema contava com a participação de influenciadores digitais na venda de óleo de maconha para uso em cigarros eletrônicos, os vapes. E os produtos eram vendidos por meio de sites na internet, de perfis em redes sociais e no Whatsapp.  

Baixar arquivo
Política

Pacheco defende PEC do Quinquênio

A proposta estabelece um bônus de 5% a cada cinco anos trabalhado para magistrados, Ministério Público, delegados da Polícia Federal, advogados públicos e outras categorias.

Baixar arquivo
Geral

Câmara aprova programa para setor de eventos com teto de R$ 15 bilhões

O Programa vai valer para setores como hotéis, shows, restaurantes e eventos esportivos. E ficam de fora, por exemplo, pensões, fretamento rodoviário de passageiros e excursões e transporte marítimo de passageiros aquaviários para passeios turísticos. 

Baixar arquivo