Petrobras vai distribuir equipamentos de proteção para voluntários evitarem contato com óleo

02:27 Meio Ambiente, Notícias 25/10/2019 - 18h38 Rio de Janeiro Embed

Lígia Souto

O diretor de Assuntos Corporativos da Petrobras, Eberaldo Neto, disse nesta sexta-feira que a análise de 30 amostras do petróleo recolhido de praias do Nordeste permitiu concluir que ele foi extraído de três campos de produção na Venezuela. Em uma entrevista coletiva concedida à imprensa para analisar os resultados do balanço do terceiro trimestre de 2019, Eberaldo esclareceu que a companhia agiu assim que foi acionada pela União, no início de setembro, e já recolheu 340 toneladas de resíduos das praias.


O vazamento, segundo o diretor, teria ocorrido no Oceano Atlântico, em uma região no caminho de uma corrente marinha que vem da África e se bifurca, seguindo para a costa do Nordeste, de um lado, e para a Bahia e o Sudeste, do outro, passando por locais onde o óleo tem sido recolhido.


Eberaldo destacou que o fato de o petróleo afundar e seguir para o litoral em uma camada abaixo da superfície do mar dificulta a visualização com sobrevoos e satélites. Ele explicou, ainda, que o fato de o óleo submergir quase que inviabiliza a contenção dele antes que chegue ao litoral.


O diretor da estatal afirmou que a Petrobras vai distribuir equipamentos de proteção individual em comunidades do Nordeste, para que voluntários possam utilizar os equipamentos para se proteger de possíveis intoxicações no contato com a substância. Eberaldo afirmou ainda que o foco da Petrobras é continuar o trabalho, e que qualquer discussão sobre o valor que será ressarcido à companhia será feita posteriormente.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique