agario unblocked agario - yohoho - agario - agario - slitherio

Presidente da Cedae diz não saber origem de detergente na água do Guandu

02:20 Meio Ambiente, Notícias 04/02/2020 - 20h09 Rio de Janeiro Embed

Tatiana Alves

Após interromper as operações na Estação de Tratamento de Água, a Cedae, responsável por cerca de 80% do abastecimento na região metropolitana do Rio de Janeiro, a empresa reuniu a imprensa para explicar a medida. A Companhia de Águas e Esgotos paralisou o Sistema Guandu, após identificar a contaminação por detergente.

 

O presidente da Cedae, Hélio Cabral, disse que não sabe qual a origem do detergente encontrado na segunda-feira (3), na estação, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.

 

O gerente de Controle de Qualidade da Água da Cedae, Sérgio Marques, disse que o problema foi pontual.

 

O serviço foi interrompido por cerca de 15 horas, depois que uma análise laboratorial identificou a presença de detergente na água bruta que chega à estação. A companhia monitorou a água até as análises darem negativo, quando então a captação foi retomada.

 

A Cedae, que abastece 9 milhões de consumidores, comunicou que o fornecimento de água poderá levar até 72 horas para se restabelecer completamente.

 

O surgimento do detergente na Estação de Guandu aconteceu ao completar um mês do aparecimento da geosmina, apontada pela Cedae como a substância causadora de alterações no gosto, aspecto e cheiro da água.

 

A companhia abriu investigações internas para apurar o problema e os laudos serão encaminhados à Polícia Civil.

 

Equipes da Delegacia de Defesa de Serviços voltaram, nesta terça-feira, à Estação de Tratamento do Guandu para apurar se houve sabotagem, mas até o momento nada foi concluído.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique