agario unblocked agario - yohoho - agario - agario - slitherio

No Dia Mundial dos Oceanos, ONU alerta para importância de proteger águas e biodiversidade

02:56 Meio Ambiente, Notícias 08/06/2020 - 17h05 Brasília Embed

Dayana Vitor

Os oceanos e mares cobrem 70% do planeta e desempenham papéis importantes no meio ambiente. Eles são responsáveis por absorver um terço do gás carbônico produzido pela humanidade. Ainda conseguem reter o aquecimento global. São fontes de renda para bilhões de pessoas ao redor do mundo.

 

Nesta segunda-feira (8) é comemorado o Dia Mundial dos Oceanos. A data surgiu durante a Conferência Rio-92 para promover a conservação de espécies e habitats, diminuir a poluição e a escassez de recursos por causa da sobrepesca.

 

Também começa a década dedicada aos oceanos, instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU). A ideia é que os países se unam na conservação das águas e biodiversidade marítima.

 

O tema do Dia Mundial dos Oceanos de 2020 é a inovação para um oceano sustentável. Em um vídeo, o secretário-geral da ONU, Antonio Gueterres, lembrou que a pandemia da Covid-19 é uma oportunidade única para corrigir a relação com o meio ambiente, incluindo mares e oceanos.


Ele afirmou que compreender melhor este habitat é essencial para conservação de peixes, e para descobrir novos produtos e medicamentos. Guterres pediu empenho de todos os países durante a década dos oceanos para a conservação.

 

O professor titular do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo, Alexander Turra, explica que tanto a ONU como vários países já têm programas de sustentabilidade dos oceanos.


Segundo a ONU, devido às mudanças climáticas, o nível do mar sobe, ameaça vidas e meios de subsistência em todo o mundo. A ONU alerta que os oceanos estão cada vez mais ácidos, o que coloca em risco a biodiversidade marinha e as cadeias alimentares essenciais.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique