agario unblocked agario - yohoho - agario - agario

Universo: Projeto Astronomia sobre Rodas leva ciência e inclusão a alunos da rede pública do DF

07:53 Pesquisa e Inovação, Notícias 09/12/2019 - 10h16 Brasília Embed

Apresentação de Adrielen Alves

Uma van com galáxias, planetas e estrelas roda pelas ruas do Distrito Federal levando ciência e conhecimento para alunos de todas as idades. 


É o projeto Astronomia sobre Rodas, idealizado pelo professor de Física, Demetrius Leão, e colocado em prática, há quase dois anos,  pelo Sesc de Taguatinga Norte.

 

A van é o carro utilizado para transportar uma cúpula inflável e o planetário digital até escolas da região central da capital do país e cidades do Entorno.

 

Desde que o projeto entrou em ação,  já foram mais de mil sessões e 40 mil pessoas contempladas – sendo a maioria, estudantes da rede pública.

 

Demetrius Leão, coordenador pedagógico do projeto, explica como funciona toda a engenharia deste planetário itinerante.

 

Sonora: "Primeiro pensou-se no planetário. A gente comprou um de tamanho médio. A estrutura, quando está guardada, ela cabe em uma van. Então, temos essa unidade móvel. Ela é uma van que foi adaptada. Ela não tem alguns bancos que são para caber a estrutura: os ventiladores, o domo e a parte projetiva que é um datashow que é específico para fazer uma projeção 360º. O planetário itinerante é uma cúpula onde são projetadas as sessões com temas variados sobre o universo."

 

E quem topa essa viagem pelo espaço? Demetrius conta que quando a Van chega às escolas, muitas crianças não sabem ainda o que é um planetário.

 

Sonora: "É sempre uma alegria, quando você infla aquela bolha azul, sempre gera uma grande expectativa. Acaba que muitas crianças não conhecem um planetário. Então, elas podem confundir com um brinquedo, com um pula-pula. É muito comum isso acontecer. Mas, quando você fala que vai fazer uma viagem pelo espaço dentro da cúpula por meio da projeção que é feita, gera uma euforia grande nas crianças. Então, sempre a recepção é muito boa. E o que nos deixa mais felizes, quando atingimos um público, é perceber a alegria das pessoas também. Então, é muito comum um sorriso muito largo de quem passa pelo planetário."

 

E o nosso sistema solar tem um espaço diferenciado nas apresentações.

 

Sonora: "A gente divulga bastante sobre o universo como um todo, mas com foco no nosso sistema solar. Temos uma demanda grande de Escolas Classes, com público do 1º ao 5º ano, do ensino fundamental. Pensando nesse público, exibimos vídeos sobre planetas do nosso sistema solar". 

 

E o Astronomia sobre Rodas tem levado mais do que ciência às escolas.

 

Segundo o coordenador, o planetário é um espaço democrático, que tem estimulado a imaginação e levado cidadania a locais de comunidades carentes.

 

Sonora: "No nosso planetário, priorizamos um público de escolas públicas e de regiões que realmente tem dificuldade de acesso a esse conhecimento científico. Acredito que desperta uma curiosidade e um interesse muito grande, porque as questões sobre o céu mexem com o imaginário de  muitas pessoas. A questão da passagem do planetário, do Astronomia Sobre Rodas pode encantar pessoas que não teriam acesso a um planetário, é uma chance de pensar sobre a existência do planeta, do universo, da vida. É um espaço em que todos têm voz e podem adquirir um conhecimento, além de incentivar futuras carreiras científicas." 

 

Este ano, segundo Demetrius, foi especial com sessões pelo centenário do Eclipse de Sobral e pela comemorações dos 50 anos da chegada do homem à Lua, por exemplo.

 

Ficou interessado? Quer o planetário na sua escola?

 

Sonora: " É bastante simples. A primeira coisa que verifica-se é se a escola tem um epaço coberto: uma quadra, um ginásio. E a partir dos pedidos, que cresceram muito, a gente monta uma lista de espera". 

 

Só lembrando que o cadastro pode ser feito em no endereço mestra.me/asr

 

Sonoplastia de José Maria Machado. 

 

Da Radioagência Nacional, em Brasília, Adrielen Alves.

 

Universo:  Apresenta temas ligados à astronomia com o objetivo de explicar, de forma didática, as principais teorias do universo e descobertas científicas ligadas ao espaço. Ouça aqui os programas já veiculados da série.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique