agario unblocked agario - yohoho - agario - agario - slitherio

Rio abriga espécie de macaco pouco conhecida pela ciência

02:34 Pesquisa e Inovação, Notícias 27/05/2020 - 12h50 Rio de Janeiro Embed

Tatiana Alves

O Rio de Janeiro é um dos poucos estados brasileiros a abrigar um raro primata, ainda pouco conhecido pela ciência: o zogue-zogue, nativo do Amazonas e de Rondônia. A espécie é encontrada no Centro de Primatologia do Rio de Janeiro, o CPRJ.

 

A instituição faz  estudos, manutenção e reprodução de primatas da Mata Atlântica, em uma unidade no Parque Estadual dos Três Picos, em Guapimirim, cidade na região turística Serra Verde Imperial, a cerca de 50 km da capital.

 

Os animais chegaram ao CPRJ, graças a apreensões realizadas pelo Ibama na região Norte do país. O centro completou 40 anos de criação em 2019 e tem como principal objetivo assegurar a continuidade das espécies, por meio de um banco genético que visa dar suporte às colônias de primatas brasileiros.

 

Administrado pelo Inea, Instituto Estadual do Ambiente, o CPRJ se dedica apenas a primatas de espécies nativas do Brasil,especialmente as ameaçadas de extinção. O primatólogo Alcides Pissinatti, chefe do CPRJ, diz que ainda se sabe pouco sobre a espécie zogue-zogue, porém explica que  esses primatas exercem papel estratégico na natureza.

 

Um dos frutos do trabalho de preservação do zogue-zogue no Centro foi o nascimento de crias em cativeiro , em novembro do ano passado. Atualmente são mantidos no Centro de Primatologia do Rio de Janeiro mais de 340 primatas de 31 espécies para reprodução e reintrodução em áreas nativas.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique