Primeiro civil assumiu presidência da República em 1894

01:18 Política, Programetes 14/07/2014 - 01h30 Brasília Embed

Lucas Pordeus Leon

O primeiro presidente civil do Brasil tomou posse no ano de 1894. Prudente de Moraes foi escolhido Presidente da República na primeira eleição direta da história para o cargo. Antes dele, dois militares chegaram ao poder por meio de eleições indiretas. Eram eles os Marechais Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto.

Nascido na cidade de Itu, em São Paulo, o advogado Prudente de Moraes enfrentou crises políticas intensas. Foi no seu governo que eclodiu o conflito na cidade de Canudos, no interior da Bahia.

Canudos, que era liderada pelo líder religioso Antônio Conselheiro, atraiu quase 30 mil sertanejos para o local , despertando a atenção dos donos de terras da região e do governo federal. Acusado de ser uma ameaça à República recém-nascida, Canudos foi devastada pelas tropas federais em uma expedição que contou com 8 mil homens. O presidente Prudente de Moraes governou ainda o Brasil até o ano de 1898.

 

Boletim das Eleições: Publicado de segunda a sexta, com histórias, curiosidades, dicas e prazos do processo eleitoral.

 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique