Plebiscito popular busca votos para reforma política

01:32 Política, Notícias 02/09/2014 - 12h46 Brasília Embed

Karina Cardoso

O Movimento Coalização Democrática, composto por cerca de 400 organizações sociais, está nas ruas chamando a atenção para duas ações. A primeira delas é o plebiscito popular que vai decidir se a população é ou não favorável à convocação de uma Assembleia Nacional Constituinte para fazer reforma política. O objetivo é conseguir dez milhões de assinaturas até o dia 7 de setembro, quando encerram a votações.

 

O movimento também apresenta à população o Projeto de Lei da Reforma Política Democrática e Eleições Limpas. A proposta de iniciativa popular quer o fim da influência do poder econômico nas candidaturas, eleições proporcionais em dois turnos, paridade de gênero nas listas de candidatos e fortalecimento da participação popular direta. A intenção é colher 1,5 milhão de assinaturas para acelerar a tramitação do projeto de lei.

 

O secretário da Comissão Especial de Mobilização para Reforma Política da OAB, Aldo Arantes, destaca a necessidade de mudança. As urnas do plebiscito estão espalhadas por todo o país e também é possível votar pela internet, no www.plebiscitoconstituinte.org.br.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique