AGU apresenta recurso pela extradição de Pizzolato

Publicado em 20/11/2014 - 10:00 Por Ariane Póvoa - Brasília

A AGU – Advocacia-Geral da União – apresentou à Justiça Italiana, nessa quarta-feira, recurso contra a decisão que negou a extradição de Henrique Pizzolato.

 

O ex-diretor de marketing do Banco do Brasil foi condenado a doze anos e sete meses de prisão no processo do mensalão pelos crimes de lavagem de dinheiro, corrupção passiva e peculato.


Em outubro de 2013, ele fugiu para a Itália usando o passaporte de um irmão falecido.


Ao negar a extradição de Pizzolato, a Corte de Bolonha, na Itália, alegou que as prisões brasileiras não têm condições de receber o condenado.

 

De acordo com o diretor do Departamento Internacional da AGU, Boni de Moraes Soares, o argumento da Justiça italiana não é suficiente para a negativa da extradição.

O diretor afirma que Henrique Pizzolato não sofre risco concreto de qualquer tratamento desumano, especificamente na unidade prisional do Complexo Penitenciário da Papuda, local indicado para cumprimento de pena, caso ele seja extraditado.

Também há um recurso do Ministério Público Italiano, que apoia a tese brasileira. Os recursos serão analisados pela Corte de Cassação, em Roma, sem prazo definido. Segundo Boni, a audiência deve ser realizada somente em meados de 2015. Até lá, Pizzolato permanece livre na Itália.

Últimas notícias
Geral

Polícia investiga morte de adolescente agredido em escola de São Paulo

Secretaria de Segurança Pública de São Paulo diz que o caso está sendo investigado como morte suspeita, e que o corpo da vítima passará por necropsia. 

Baixar arquivo
Geral

Entenda sobre a PEC das drogas que tramita no Congresso Nacional

O Senado Federal já aprovou o texto da Proposta de Emenda Constitucional que criminaliza o porte e a posse de drogas. Agora a Câmara dos Deputados vai analisar.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia completa 35 anos

Organização está presente nos nove estados da Amazônia Legal, junto a 800 mil indígenas e 180 povos. E atua na articulação dos direitos indígenas, inclusive os povos de recente contato, além de buscar o fortalecimento das políticas púbicas para os territórios.  

Baixar arquivo
Geral

Nove corpos retirados de embarcação à deriva no Pará serão sepultados

Os corpos serão sepultados temporariamente em Belém até que as identidades sejam estabelecidas e as família formalmente comunicadas.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Caravana Brasil Sem Fome fica no Pará até este sábado (20)

Coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, a caravana tem como meta tirar o Brasil do Mapa da Fome. Quase R$ 700 milhões serão investidos em áreas como segurança alimentar, saúde e agricultura familiar.

Baixar arquivo
Geral

Indígenas encaram desafio da cultura e da língua portuguesa

Oferecer ensino regular para crianças indígenas se tornou uma das principais políticas públicas de reparação aos povos originários.

Baixar arquivo