Ensaio da posse movimenta Esplanada dos Ministérios

Publicado em 28/12/2014 - 19:10 Por Ivan Richard e Pedro Peduzzi - Brasília

Sob sol intenso, o cerimonial da Presidência da República fez neste domingo o ensaio da cerimônia de posse da Presidenta Dilma Rousseff,marcada para quinta-feira (dia 1º), em Brasília.


O motorista Valdeci da Silva Ribeiro, que conduzirá o Rolls Royce com a Presidenta Dilma Rousseff pela Esplanada dos Ministérios até o Congresso Nacional, é o mesmo da cerimônia de posse do primeiro mandato.


“Fazer parte da história exatamente com a primeira mulher Presidenta do Brasil [em 2010] e, agora, numa segunda oportunidade, e se Deus quiser, faremos um grande desfile de posse de segundo mandato. Com certeza, estamos todos prontos”.


Além do carro oficial,participaram do ensaio a Cavalaria da Guarda Presidencial, Forças Armadas, Polícias Federal, Civil e Militar, além de agentes do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF).


No próximo dia 1º, mais de 4 mil homens participarão do esquema de segurança da solenidade de posse.


São esperadas delegações de 60 países e 27 chefes de Estado e de Governo, inclusive o vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden; os Presidentes do Uruguai, José Mujica; da Venezuela, Nicolás Maduro; e do Chile, Michelle Bachelet.


O Coordenador do Escalão Avançado da Presidência da República, Flávio Lucena de Assunção, explica como será a cerimônia:

 

“Hoje nós vamos fazer o treinamento nos moldes do que vai acontecer no dia da posse, no dia 1º.  A previsão é que a Presidente saia do Palácio da Alvorada às 14h30  em comboio normal , se desloque até aqui, a Catedral de Brasília. Chegando aqui vai haver um transbordo para carros abertos. Às 14:30  ela sai do Alvorada, chega aqui dez minutos depois. O Presidente sai uns cinco minutos antes, o Vice-Presidente, chega aqui, os dois passam a integrar esse comboio”.

 
Segundo ele, também haverá controle do tráfego aéreo. Já as Forças Armadas vão monitorar o trajeto da Presidenta na Esplanada.


De acordo com o Exército, a cerimônia de posse deverá ser assistida por cerca de 10 mil pessoas,mas grupos ligados ao PT estimam entre 30 e 40 mil.


O partido se prepara para receber mais de 500 ônibus com caravanas de militantes de vários estados.


A militância ficará alojada no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade e no Ginásio Nílson Nélson.


Segundo o responsável pela cerimônia, Flávio Lucena de Assunção, a organização atuará para impedir que eventuais manifestações atrapalhem o percurso a ser feito pela Presidenta.


“As manifestações democráticas, elas são sempre bem-vindas, né? O momento que a gente vive é um momento de ainda pós-eleição e  que existe uma expectativa muito pequena de que possam acontecer manifestações. Estamos prontos para controlar, para que não haja violência, né? As manifestações, elas são livres, mas o que não pode acontecer é violência e se interromper, por exemplo, esse circuito que eu contei para vocês dos diversos eventos da posse. Isso aí será garantido pelos órgãos que estão envolvidos na segurança”.


A previsão é que a Presidenta saia às 14:30hs do Palácio da Alvorada em direção à Catedral.


 

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo