Rollemberg anuncia fim de 14 pastas no GDF

Publicado em 16/12/2014 - 10:10 Por Jéssica Gonçalves - Brasília

O governador eleito do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, anunciou nesta segunda-feira (15), os nomes dos novos secretários de estado. Durante entrevista coletiva, ele informou que o número de pastas foi reduzido de 38 para 24.

 

Entre os escolhidos está o jornalista Hélio Doyle, coordenador de transição da equipe de Rollemberg, que vai assumir a Casa Civil.


O novo governador afirmou que o objetivo é trabalhar com transparência e ter diálogo com a sociedade. Um dos principais desafios, segundo ele, é resolver a crise política causada por atrasos no pagamento de funcionários públicos e terceirizados. O déficit nas contas públicas é de três bilhões e oitocentos milhões de reais.


SONORA


Também foram escolhidos nomes como Cláudio Ribas para a Casa Militar, Leany Lemos para a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão, Leonardo Colombini para a Fazenda, Guilherme Reis para a Secretaria de Cultura, Ivan Castelli para a Saúde, e Arthur Trindade como secretário de Segurança Pública e Paz Social. O futuro Secretário de Educação, Júlio Gregório, disse que pretende contratar professores temporários já no início do ano para tentar minimizar a defasagem de educadores em todo o DF.


SONORA


O Cientista Político João Paulo Peixoto afirma que, além dos benefícios financeiros, a restrição da máquina pública melhora o gerenciamento das ações de governo.


SONORA


Mas já nos primeiros dias de governo, Rollemberg pode enfrentar problemas para reduzir o número de secretarias. É que, segundo uma lei sancionada em novembro na Câmara Legislativa, as alterações na administração pública devem ser discutidas e aprovadas pelos parlamentares.


O governador eleito entrou com uma ação de inconstitucionalidade no Ministério Público, que tramita no Tribunal de Justiça. O processo pode ser votado nesta terça-feira. Se o Conselho Especial do TJ não decidir a questão ou concluir que a lei é constitucional, o governo só poderá sofrer alterações no fim do recesso parlamentar, depois do Carnaval.

Últimas notícias
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo
Geral

Em Porto Alegre, feridos em incêndio seguem internados

Ao todo, 15 vítimas estão internadas, quatro em estado grave. Além dos feridos, outras dez pessoas perderam a vida. Autoridades prestaram solidariedade pelas redes sociais, entre elas, o presidente Lula.  

Baixar arquivo