Oposição quer manter reajuste de 6,5% na tabela do IR

Publicado em 21/01/2015 - 15:45 Por Priscilla Mazenotti - Brasília

A oposição promete embate no plenário do Congresso na discussão do veto da presidenta Dilma Rousseff à medida provisória que altera a tabela do Imposto de Renda. A proposta, aprovada no fim do ano passado, corrige a tabela em 6,5%, com base no teto da meta de inflação, e não em 4,5%, como queria o governo. Alegando renúncia fiscal, Dilma vetou o texto. E agora a oposição vai trabalhar para derrubar a proposta e fazer valer os 6,5% já aprovados.

 

O líder da minoria na Câmara, deputado Domingos Sávio, do PSDB, disse que é preciso corrigir a tabela com base na inflação, para que o trabalhador não seja prejudicado.

 

SONORA

 

Já o governo alega que o espaço fiscal que tem hoje é de 4,5%. E vai encaminhar uma nova medida provisória ao Congresso restabelecendo esse percentual, como explicou o ministro das Relações Institucionais, Pepe Vargas.

 

SONORA

 

Nas razões do veto, a presidenta Dilma Rousseff argumentou que corrigir a tabela do Imposto de Renda em 6,5% levaria a uma renúncia fiscal de sete bilhões de reais, sem vir acompanhada da estimativa do impacto orçamentário e financeiro. Na prática, a MP tornava isento do pagamento do Imposto, os trabalhadores que recebem até R$ 1903,98. O percentual seria aplicado também nas outras faixas da tabela. Atualmente, o teto de isenção é de R$ 1787,77.

Últimas notícias
Justiça

Justiça condena empresa eólica a pagar indenização para morador no RN

O morador alega "barulho constante" provocado pela rotação do aerogerador e dano estrutural no imóvel residencial.

Baixar arquivo
Saúde

Mudanças climáticas agravam riscos de trabalhadores, diz OIT

Para a Organização Internacional do Trabalho, inúmeras condições de saúde dos trabalhadores estão associadas às mudanças climáticas, incluindo câncer, doenças vasculares, respiratórias, renais e de saúde mental.

Baixar arquivo
Economia

Governo lança programa de crédito e renegociação de dívidas

Uma das ações permite que microempreendedores individuais e pequenos e médios empresários negociem as dívidas e consigam crédito para melhorar os negócios.

Baixar arquivo
Justiça

STF dá 5 dias para X se manifestar sobre descumprir ordens judiciais

O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes deu um prazo de cinco dias para que os representantes da rede social X, antigo Twitter, se manifestem sobre descumprimentos de ordem judicial nos perfis de contas bloqueadas na plataforma.

Baixar arquivo
Saúde

Saúde óssea depende de exercícios regulares, defende médico do INTO

Além de provocar sensação de bem-estar, elevar a autoestima e trazer melhorias para as relações sociais, a prática regular de atividade física tem um papel fundamental para a saúde óssea e muscular.

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisadores desenvolvem fármacos para tratamento de doenças crônicas

Pesquisadores brasileiros investem em pesquisa e na produção de novos fármacos, que podem ajudar no tratamento de pacientes que lutam contra doenças crônicas.

Baixar arquivo