Comissão do Senado aumenta restrição a Fundo Partidário

Publicado em 07/07/2015 - 22:24 Por Gilberto Costa - Brasília

A comissão temática do Senado responsável pela reforma política aprovou mudança no acesso ao Fundo Partidário. Se a proposta for aprovada nos plenários do Senado e da Câmara, somente terão direito ao fundo partidário nos próximos três anos as legendas com diretórios permanentes em 10% dos municípios.


Após esse prazo e até 2022, a exigência de representação aumenta. Os partidos devem ter diretórios permanentes em 20% dos municípios e 2/3 dos estados. O fundo é formado basicamente com recursos da União e este ano tem disponível R$ 811 milhões.


Além de fixar critérios para acessar os recursos do fundo partidário, a Comissão de Reforma Política aprovou proposta que redistribui o tempo semestral de propaganda partidária em cadeia de rádio e TV.


Em outra decisão, a comissão aprovou projeto de lei que estabelece a realização de novas eleições para prefeito, governador, senador e presidente quando o eleito for cassado. Atualmente, a Justiça Eleitoral determina a posse dos segundos colocados.


Conforme o relator da comissão, senador Romero Jucá (PMDB-RR), a mudança acaba com o terceiro turno eleitoral e dá poderes aos eleitores.

 

Na semana passada, a comissão aprovou um projeto de lei que altera o critério de distribuição dos votos proporcionais para a eleição de deputados e vereadores; e acaba com o rateio de votos entre as legendas coligadas.


Na avaliação do presidente da comissão da reforma política, senador Jorge Viana (PT-AC), as mudanças aprovadas estabelecem na prática cláusulas de barreira que fortalecem os partidos políticos e desestimulam o funcionamento de legendas de aluguel, como deseja a opinião pública.

 

Todas as medidas aprovadas seguem para o plenário do Senado em regime de urgência e poderão ser votadas até o dia 17, quando começa o recesso do Legislativo.


A Comissão de Reforma Política do Senado deverá tratar ainda do financiamento das campanhas eleitorais. Proposta lida na semana passada prevê um limite da contribuição das empresas privadas. A Câmara dos Deputados já aprovou no plenário que as empresas poderão fazer doações a partidos.

Últimas notícias
Geral

Tietasaura: nova espécie de dinossauro baiano é identificada

O espécime teria vivido no Recôncavo Baiano e foi batizado em homenagem ao romance de Jorge Amado. Os fósseis eram considerados perdidos, mas foram encontrados recentemente no Museu de História Natural de Londres. Ainda não há previsão de retorno para o Brasil.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Podcast Crianças Sabidas: 60 anos do golpe militar de 1964

A Radioagência Nacional lança o segundo episódio do podcast Crianças Sabidas, com jornalismo voltado para o público infantil. Neste episódio, 60 anos do golpe militar de 1964 , a jornalista Akemi Nitahara, que é autora da série de livros infantis Naomi e Anita, conta sobre o golpe e suas consequencias para o país por meio de músicas compostas na época. 

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo