Supremo mantém prisão do banqueiro André Esteves

Publicado em 30/11/2015 - 09:02 Por Michèlle Canes, da Agência Brasil - Brasília

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki converteu em preventivas as prisões temporárias de André Esteves, diretor executivo do Banco BTG Pactual, e de Diogo Ferreira, chefe de Gabinete do senador Delcídio do Amaral (PT-MS). A decisão foi divulgada na noite deste domingo (29) e atendeu ao pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR).

 

À 0h deste domingo, terminaria o prazo das prisões temporárias. Com a decisão do ministro, os dois continuam presos por tempo indeterminado. Segundo a assessoria de comunicação de Zavascki, a decisão foi baseada na análise do material levantado e nos depoimentos prestados ao longo dos cinco dias de prisão. 

 

Responsável pela defesa de André Esteves, o advogado Antonio Carlos de Almeida Castro, conhecido como Kakay, chegou a entrar com pedido no STF para que a prisão não fosse prorrogada.

 

André Esteves e Diogo Ferreira foram presos na última quarta-feira (25) durante a Operação Lava Jato. Esteves está no presídio de Bangu 1, no Rio de Janeiro. Ferreira está na carceragem da Superintendência da Polícia Federal em Brasília.

 

Além deles, foram presos o senador Delcídio do Amaral (PT-MS) e o advogado Edson Ribeiro, que era advogado do ex-diretor da Área Internacional da Petrobras Nestor Cerveró.

 

 

Segundo a Procuradoria, eles tentaram evitar que Nestor Cerveró aceitasse o acordo de colaboração com o Ministério Público Federal (MPF). E caso o acordo fosse firmado, o ex-diretor da Petrobras não deveria mencionar o senador e André Esteves.

 

Leia mais na Agência Brasil

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo