Depoimento de Mércio Gomes é adiado na CPI da Funai

Publicado em 25/02/2016 - 15:29 Por Graziele Bezerra - Brasília

Os trabalhos da CPI da Funai nesta quinta-feira (25) terminaram sem o depoimento do ex-presidente da Funai Mércio Gomes. Ele dirigiu a fundação durante o primeiro mandato do ex-presidente Lula.


O depoimento de outro convidado, o professor Denis Resenfield, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul durou mais de 2 horas e a deputada Érika Kokai pediu o adiamento da sessão. A parlamentar contestou a CPI. 

 

Sonora: "A CPI não deveria nem existir porque ela foi construída sem fato determinado, com o objetivo de criar um clima favorável para que se vote a PEC 215 para que nunca mais se homologue qualquer terras indígena, quilombola, ou unidade de conservação nesse país."

 

Durante sua exposição, Rosenfield fez críticas à política de desapropriação para demarcação de terras indígenas adota no Brasil.

 

Sonora: "Os proprietários rurais, os indígenas, os quilombolas têm uma expectativa de direito e esses direitos tem que ser reconhecidos. Acontece que na questão indígena temos uma verdadeira expropriação dos produtores rurais, que são indenizados apenas pelas benfeitorias e não pela terra nua. Absolutamente abandonados e isso implica agricultores familiares, pequenos, médios ou grandes agricultores."


O ex-presidente da Funai foi impedido de acompanhar o depoimento no plenário e teve que esperar em uma sala reservada. Ele afirmou que quer colaborar com a CPI.


Sonora: "Eu vou trazer aqui minha experiência como presidente da Funai, como antropólogo, alguns livros escritos, uma vivência muito rica na Funai, a demarcação de terras muito importantes na época, os debates que ocorreram, a visão que o povo brasileiro tem da questão indígena, da  sua busca por uma identidade que comporte os povos indígenas como parte essencial."


A data provável para o depoimento de Mércio é a próxima quinta-feira, dia 3 de março.

Últimas notícias
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: Entrevista com Marcelo Moutinho

O livro nos conduz a novos universos, estimula a imaginação e a criatividade. E para aqueles que se dedicam à  literatura infantil, foi criado o Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado em 18 de abril.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Reforma Agrária: a mãe das reformas de base

O Podcast Golpe de 64: Perdas e Danos lança o terceiro episódio da primeira temporada batizada de "Futuro Interrompido". A série que resgata as Reformas Estruturais de Base, propostas pelo ex-presidente João Goulart,  no histórico comício dos 200 mil, na Central do Brasil, no Rio de Janeiro em 13 de março de 1964.

Baixar arquivo
Política

Especialistas alertam para riscos da PEC que criminaliza drogas

A PEC aprovada no Senado ainda precisa ser analisada pela Câmara dos Deputados. Por enquanto, não há previsão para votação.

Baixar arquivo
Política

Senado aprova ampliação da faixa de isenção do imposto de renda

A proposta revisa para R$ 2.824,00 o limite de renda mensal que não precisa pagar Imposto de Renda. Esse valor também corrige as demais faixas, já que existe uma progressividade da tabela.

Baixar arquivo
Justiça

Traje religioso em documentos oficiais é constitucional, diz STF

Os ministros  do STF julgaram um recurso da União contra a decisão da Justiça Federal que autorizou o uso de traje religioso na foto para a Carteira Nacional de Habilitação.

Baixar arquivo
Geral

Comissão de juristas entrega proposta de novo Código Civil a Pacheco

O projeto propõe a alteração de mais de mil artigos do atual código e contempla temas atuais, como o direito digital. Proposta passará por ampla discussão entre os senadores para, só então, ser colocada em votação.

Baixar arquivo