agario unblocked agario - yohoho - agario - agario - slitherio

Líderes começam a fazer as contas com o troca-troca partidário

02:38 Política, Notícias 18/02/2016 - 15h08 Brasília Embed

Priscilla Mazenotti

Depois de promulgada a Emenda que abre 30 dias para que deputados federais, estaduais e vereadores possam trocar de partido, sem perder o mandato, é hora de fazer as contas. Especialistas estimam que entre 50 e 70 deputados mudem de partido. E o governo e a oposição têm expectativa de ver suas bancadas aumentarem.


O líder do PMDB, Leonardo Picciani, disse que se houver perda de deputados, será por questões regionais e insatisfação nos estados. Ele aposta que, no final das contas, a bancada pode aumentar. “Certamente nós teremos, também, a entrada de outros deputados. Eu creio que a bancado do PMDB pode até sair maior”.


O líder do DEM, Pauderney Avelino, tem a mesma opinião. E acha que a oposição poderá se fortalecer com o troca-troca partidário. Segundo ele, há diversos parlamentares insatisfeitos na base aliada ao governo que podem migrar para a oposição.


Numa coisa os líderes concordam: é preciso aguardar o fim do prazo, o fim dos 30 dias, para avaliar como vai ficar o novo desenho da Câmara.


A ideia é criar uma comissão para estudar a proposta de redistribuição dos cargos, aproveitando os servidores que já existem, e redirecioná-los para os partidos, principalmente para os novos, caso da Rede e do PMB, o Partido da Mulher Brasileira, como explicou o líder do PPS, Rubens Bueno.


A nova regra vai valer apenas para aqueles que foram eleitos para cargos proporcionais, que são os deputados federais, estaduais e vereadores.


Aqueles que ocupam cargos majoritários, no caso, senadores, governadores, prefeitos e presidente da República não serão afetados porque o Supremo Tribunal Federal decidiu que a fidelidade partidária não pode ser aplicada a eles.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique