Entrevista: Entenda o momento político do país

Publicado em 17/03/2016 - 15:24 Por Apresentação Fátima Santos - Brasília

A nomeação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para ministro da Casa Civil e a divulgação de conversas telefônica entre ele e presidenta Dilma Rousseff pelo juiz federal Sérgio Moro resultaram em novas manifestações, panelaços e buzinaços por todo o Brasil na quarta-feira (16).

 

Além de contestar a nomeação, os manifestantes pediram o fim da corrupção e o impeachment da presidenta. Mas o que o momento político pode significar? Como avaliar os novos protestos?

 

Nesta entrevista ao programa Revista Brasil, da Rádio Nacional AM, o cientista político e professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Márcio Malta, afirma que “o direito de protesto é legítimo e democrático, mas parte da sociedade tem que compreender que não tem ingerência sobre a possibilidade de uma nomeação de uma presidenta da República”.

 

Ele comenta também  a participação de entidades representativas e empresas nas manifestações. “A história pode nos auxiliar: todas as vezes que os empresários estão em mobilizações que nós podemos caracterizar como patronais, eles entram no cenário político sobre os seus próprios interesses. No Chile, por exemplo, na década de 60, 70, tivemos episódios semelhantes”.

 

Márcio Malta avalia que, com a decisão nas mãos do Supremo Tribunal Federal (STF), as questões serão definidas com um pouco mais de serenidade. “Também vai ser essencial como as ruas vão se comportar, como vão ser os depoimentos dessa classe política também. ”

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo