Dilma destaca veio golpista na política brasileira

Publicado em 19/04/2016 - 19:01 Por Danyele Soares - Brasília

Em entrevista a jornalistas estrangeiros, a presidenta Dilma Rousseff afirmou que há no Brasil um veio golpista, onde a possibilidade de impeachment nunca é afastada. Dilma voltou a criticar o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, e o vice-presidente da República, Michel Temer, e disse que não é justo que o país passe 15 meses tendo aqueles que não chegam ao poder pela formas previstas na democracia tentando encurtar caminho.

 

A presidenta deu explicações para as chamadas pedaladas fiscais e garantiu que o caso não trata de mau uso do dinheiro público. Na opinião dela, diz respeito ao modo como o governo gerencia e gasta o dinheiro.

 

Dilma também lamentou a citação do deputado Jair Bolsonaro, do PSC, ao coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra, durante a votação na Câmara. Ustra foi considerado pela Justiça como maior torturador da ditadura militar.

 

Respondendo a uma pergunta sobre as Olimpíadas, Dilma disse que o governo está trabalhando e que tem certeza de que esses serão os melhores Jogos Olímpicos do mundo.

 

Dilma ainda comentou a expressão “tchau, querida”, usada por diversos deputados durante a votação.

 

E após a votação do impeachment na Câmara, a presidenta renomeou ministros que foram exonerados para votar contra o processo. Voltaram para os cargos, os ministros da Saúde, Marcelo Castro, do PMDB, e do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, do PT.

 

Já o ministro da Aviação Civil, Mauro Lopes, também do PMDB, que havia sido exonerado, não foi renomeado. Ele votou a favor do impedimento. E o ministro das Cidades, Gilberto Kassab, foi exonerado a pedido. Na semana passada, ele pediu demissão do cargo, após o partido dele, o PSD, declarar que iria apoiar o processo de impeachment.

Últimas notícias
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo
Geral

Em Porto Alegre, feridos em incêndio seguem internados

Ao todo, 15 vítimas estão internadas, quatro em estado grave. Além dos feridos, outras dez pessoas perderam a vida. Autoridades prestaram solidariedade pelas redes sociais, entre elas, o presidente Lula.  

Baixar arquivo