Servidores pedem saída de ministro da Transparência

Publicado em 30/05/2016 - 15:07 Por Danyele Soares - Brasília

* Matéria atualizada às 16h14 para inserção de sonora 

 

Cerca de 500 servidores do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle protestaram em frente ao prédio da pasta para pedir a saída do ministro Fabiano Silveira. Eles lavaram a escadaria do prédio e fizeram uma limpeza no nono andar, onde fica o gabinete do ministro. O grupo também impediu a entrada de Fabiano Silveira.

 

Os servidores querem a exoneração do ministro após reportagem exibida no programa Fantástico, da TV Globo, que mostra uma conversa entre ele e o presidente do Senado, Renan Calheiros, e o ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado.

 

No diálogo, Fabiano Silveira criticou a Operação Lava Jato e orientou Calheiros e Machado a se defenderem na Operação. Ele ainda disse que a Procuradoria-Geral da República está perdida ao comentar as investigações da Lava Jato envolvendo Sérgio Machado.

 

De acordo com o presidente do Sindicato Nacional dos Analistas e Técnicos de Finanças e Controle, Rudinei Marques, o caso exige respostas rápidas do presidente interino, Michel Temer. O sindicalista afirma que cerca de 200 servidores que estavam em funções de chefia e de assessoramento entregaram os cargos. E destaca:

 

Mas, em nota, o ministro respondeu que esteve na residência oficial do Senado, por ser servidor de carreira da Casa, mas que não sabia da presença de Sérgio Machado. Fabiano Silveira diz que não nunca teve nenhuma relação profissional ou pessoal com Machado.

 

Ele garantiu que jamais intercedeu junto a instituições públicas em favor de terceiros e afirmou que é despropositado sugerir que o Ministério Público possa sofrer qualquer tipo de interferência externa.

 

Em reunião do presidente interino com o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, a determinação do governo por enquanto é de que Fabiano Silveira continua no cargo.

Últimas notícias
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

OAB alerta para o aumento de violência patrimonial contra idosos

Segundo o Estatuto da Pessoa Idosa, o ato de receber ou desviar bens, dinheiro ou benefícios de pessoas com 60 anos ou mais pode ser punido com multa e pena de reclusão de um a quatro anos. 

Baixar arquivo